Uma marca que só vende carros elétricos no País não poderia ficar para trás em relação à concorrência. Com tantos lançamentos recentes ou programados, a JAC também planeja trazer um novo compacto elétrico ao mercado brasileiro em 2024. E o escolhido para a missão será um carrinho chamado Y3, Yttrium 3 ou Yiwei 3, de acordo com o mercado. No Brasil, entretanto, o nome deve mudar por ser difícil de pronunciar e para seguir o padrão da montadora por aqui.
Dessa forma, o Y3 deverá brigar com BYD Dolphin e GWM Ora 03, deixando o E-JS1, atual carro de entrada da JAC, para rivalizar com o Dolphin Mini, que também estreia no ano que vem. Isso porque eles têm medidas mais próximas: 3,65 m de comprimento e 2,39 m de entre-eixos para o E-JS1, contra 3,78 m e 2,50 m, respectivamente, do Dolphin Mini.
A estratégia, inclusive, deve jogar o preço do compacto da JAC, de atuais R$ 126.900, para baixo. Assim ficaria mais competitivo em relação ao rival, que deve chegar por um valor em torno de R$ 100 mil. Além disso, a medida evitaria uma possível canibalização nas vendas do Y3.
Como é o JAC Y3
Desenvolvido em parceria com a Volkswagen, dona de 75% da JAC na China, o Y3 é feito sobre a plataforma D1, mais sofisticada que a do E-JS1, por exemplo. Já flagrado em testes rodando por aqui, ainda não se sabe qual versão do carrinho será importada para o Brasil.
Isso porque há duas opções de trem de força. A primeira traz um motor elétrico alimentado por bateria de 41 kWh para entregar 95 cv e 13,8 mkgf de torque. Nesse caso, a autonomia é de 405 km (lembrando que os números são de acordo com o ciclo chinês, mais “generoso” que os tradicionais). Já a segunda tem bateria de 51,5 kWh e rende 136 cv e 21,4 mkgf. O alcance é de 505 km. Em ambas, entretanto, a velocidade máxima é de 150 km/h.
Medidas e design
O Y3 tem 4,02 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e o entre-eixos mede 2,62 m. São medidas próximas às dos rivais chineses, com poucos centímetros de diferença, e que equivalem também às de um Hyundai HB20, por exemplo.
Seu design, assim como o do Ora 03, tem um estilo retrô – que lembra bastante o Mini Cooper. Inclusive, é possível adicionar listras no capô. Há também maçanetas embutidas, pintura bitom, rodas de cinco raios e faróis redondos com 137 pontos de LED que fazem com que o carro pareça ter cílios.
No interior, o visual é bem limpo, com cores claras no acabamento e pegada minimalista. O painel de instrumentos digital tem 6,2″, enquanto a central multimídia pode ter tela de 12,8″ ou 15,6″, de acordo com a versão. A lista de equipamentos traz câmera panorâmica de 360°, carregador de celular por indução e assistentes de condução semiautônomas com 18 funções. Na opção de topo há ainda controle de cruzeiro adaptativo e radar frontal.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!