Janeiro é aquele mês que desespera o trabalhador assalariado. Afinal, dívidas como IPVA, rematrícula da escola dos filhos, e o pagamento de tudo o que foi gasto em dezembro, com presentes, festas e confraternizações, deixam a situação bastante complicada. Mas se, mesmo com o orçamento apertado, você não abre mão de comprar um carro neste começo de ano para tornar mais fácil a locomoção do dia a dia, separamos 5 opções de usados que podem valer a pena. Confira mais abaixo.
Antes de bater o martelo, algumas regras são fundamentais. Por exemplo, o primeiro passo é ter em mente a faixa de preço que cabe no seu bolso. Aqui, vale um adendo: ter carro não é só pagar a prestação, afinal, tem custos com seguro, IPVA, combustível, manutenção (cheque sobre reposição de peças), possíveis consertos, então, faça o cálculo para não se arrepender depois.
Isto posto, é hora de pensar no tipo de carro. Portanto, entenda se precisa de espaço, de porta-malas grande, se quer um carro tecnológico, se preza por um motor potente, e por aí vai. Feita a escolha, vá à caça – seja pessoalmente, de loja em loja, ou pela internet. E há um ponto fundamental: nunca deixe de fazer o test-drive.
Citroën C4 Grand Picasso (2010) – R$ 28 mil
A Citroën, hoje, aposta em SUV de sete lugares – está chegando por aí o C3 Aircross. Entretanto, em outros tempos, a marca voltava seu foco para as minivans. A fabricante já chegou a ter três simultaneamente. Mas o destaque aqui, no segmento de usados, é a C4 Grand Picasso. Encontrada (ano/modelo 2010) por pouco menos de R$ 30 mil, a minivan que leva até sete ocupantes tem motor 2.0 quatro cilindros em linha a gasolina e câmbio automático com quatro marchas. Tem potência de 143 cv e torque máximo de 20,4 mkgf (a 4.000 rpm).
Um dos destaques é o porta-malas com capacidade de 490 litros (ou 1.775 l com os bancos traseiros rebatidos). Na lista, oferece itens como seis airbags, freios ABS com distribuição de força, controle de estabilidade, ar-condicionado de quatro zonas, persianas para os vidros traseiros e mesas do tipo avião na parte traseira dos bancos dianteiros. Tem, por fim, banco e volante com regulagem de altura e
sensor de estacionamento.
Ford Ka (2013) – R$ 29.900
O Ford Ka chegou ao mercado como subcompacto e, quando deixou de ser vendido no Brasil, já rivalizava com outros hatches de entrada. Nesse meio-tempo, no entanto, passou por uma fase intermediária. O modelo 2013, hoje, custa R$ 29.900, em média, na internet e é boa opção para quem quer gastar menos de R$ 30 mil com usados. Nessa faixa, o carro traz direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros com comando elétrico e rodas cobertas por calotas. Algumas unidades ainda podem ter o airbag duplo, opcional à época.
O motor 1.0 rende 73 cv e 9,4 mkgf de torque. Há apenas opção de câmbio manual de cinco marchas. O desempenho não é dos melhores. Vai de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos. Velocidade máxima: 162 km/h.
Volkswagen Saveiro (2012) – R$ 28.300
A Saveiro é a única integrante da família que sobrevive até hoje. Parati, Gol e Voyage, afinal, já se aposentaram, mas a picape continua firme e forte na linha da Volkswagen. Embora tenha vendas baixíssimas quando comparada à principal rival (Fiat Strada), o modelo é boa opção de compra no mercado para quem não pode (ou não quer) pagar mais de R$ 30 mil em um carro.
Com o conhecido motor 1.6 8V flex, rende até 104 cv de potência e torque de 15,6 mkgf com etanol no tanque. O modelo em questão (2012) tem cabine simples (o lado bom é que paga menos IPVA, só 1% do valor venal). Mas cabe lembrar que, mesmo com opção de cabine dupla, a Saveiro não conta com a opção de quatro portas. Na lista, ar-condicionado, direção hidráulica e grade protetora da janela traseira. Preço: R$ 28.300.
Fiat Uno (2014) – R$ 28.599
Para quem busca um carro popular no mercado de usados, e, sobretudo, econômico e de fácil manutenção, o Fiat Uno Vivace pode ser uma opção. Um modelo 2014 (com dez anos de uso) é facilmente encontrado. O preço pode até ser menor do que o médio encontrado pelo Jornal do Carro, de R$ 28.599.
Apesar de ser o mais novo da lista, o hatch de entrada não é o mais equipado. Não tem muito além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS. Por exemplo, ar-condicionado, limpador traseiro e até conta-giros ficam de fora da lista. Algumas unidades à venda, têm sistema de som. Na época, as fabricantes vendiam diversos itens como opcional. O modelo tem motor 1.0 Fire de até 75 cv e 9,9 mkgf. Vai de 0 a 100 km/h em 16,8 segundos, de acordo com a Fiat.
Peugeot 408 (2012) – R$ 25.900
Quem curte sedã espaçoso pode se encantar pelo Peugeot 408. Modelos 2012 podem ser encontrados no mercado de usados por menos de R$ 30 mil. Por R$ 25.900, por exemplo, a versão Allure se destaca – além do visual moderno – pela boa lista de equipamentos. Nela, a princípio, tem dois airbags, freios ABS com EBD, trio (vidros, travas e retrovisores) com comando elétrico, ar-condicionado de duas zonas, controlador de velocidade, comando satélite, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas.
O modelo conta com motor 2.0 flex de 151 cv de potência máxima – sempre a 5.250 rpm. O torque máximo, no entanto, fica em 21,7 mkgf a 4.000 rpm. Algo impensável hoje em dia, o sedã médio contava com câmbio manual de cinco marchas. Hoje, os poucos modelos que restaram na categoria de sedãs médios, contam com transmissão automática.
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