Depois de General Motors, Hyundai e Volkswagen, a Toyota será a próxima montadora a fazer um grande investimento no Brasil para os próximos anos. A montadora japonesa anunciará nesta terça-feira, 5, na fábrica em Sorocaba (SP), um novo ciclo com R$ 11 bilhões para o lançamento de novos modelos e tecnologias no País.
Um desses futuros carros da marca será o Toyota Yaris Cross. O SUV híbrido entra em produção em dezembro deste ano. Mas o modelo será apenas o primeiro da uma nova safra de carros nacionais da marca. A japonesa também terá uma inédita picape intermediária com tecnologia híbrida flex e com carroceria monobloco, para tamanho de Chevrolet Montana, Fiat Toro e Ford Maverick. Além disso, o mini SUV Raize virá disputar com Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Nivus.
Novo Toyota Yaris Cross a caminho
O SUV entra em linha no fim do ano com opção híbrida flex, além de versão convencional flex com motor a combustão. Com isso, a meta da montadora é aumentar para 12% a sua participação na América Latina. O Yaris Cross será o terceiro híbrido flex da Toyota. O modelo usará a plataforma DNGA, que é mais simples que a TNGA, presente nos Corolla Cross e sedã.
Em relação às dimensões, o novo SUV tem 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. Ou seja, medidas próximas às do Hyundai Creta, que é atualmente o líder de vendas na categoria.
Picape inédita com tecnologia híbrido flex
A montadora planeja a produção de uma picape intermediária para rivalizar com a Toro. Contudo, o projeto só deverá sair do papel após a chegada do Yaris Cross ao mercado brasileiro. Desta forma, o lançamento do novo modelo ficaria apenas para 2027. A picape trará a plataforma DNGA, mesma do Yaris Cross, para chegar ao mercado com preço mais competitivo.
A Toyota já tem interesse em produzir um carro para concorrer no segmento de Ford Maverick e RAM Rampage há algum tempo. No Salão de Tóquio de 2023, por exemplo, a empresa revelou o conceito EPU, uma picape-intermediária elétrica. Porém, o modelo a ser feito no Brasil será híbrido flex, tecnologia inédita na categoria.
SUV compacto substituirá linha Yaris
Conforme o Jornal do Carro antecipou ainda em 2019, o compacto Raize deverá ser o escolhido pela Toyota para substituir a linha Yaris atual. O SUV pequeno, de origem Daihatsu, deve ganhar produção na fábrica em Sorocaba (SP) para disputar mercado com Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Nivus, entre outros modelos. Aliás, o Raize já está à venda no México com preço de 333.900 pesos – o equivalente a cerca de R$ 89 mil na cotação do dia.
Para a produção local, a japonesa utilizará a mesma plataforma DNGA, o que vai garantir ao SUV um preço competitivo. No México, o Raize tem motor 1.0 turbo com 98 cv de potência e 14,2 mkgf de torque, ou seja, conjunto mecânico similar de Pulse, Kardian e Nivus.
Além disso, vem de fábrica com ar-condicionado automático e multimídia com conexão via Android Auto e Apple CarPlay, e câmera de ré. Entretanto, mesmo com o fim do atual Yaris, é provável que a Toyota mantenha o conjunto mecânico disponível no hatch e no sedã. Assim, o Raize deve chegar às ruas brasileiras com motor 1.5 Dual VVT-i flex de 110 cv e 14,9 mkgf de torque, e câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas virtuais.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!