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Pulse, HR-V, Fastback: os 10 SUVs flex mais econômicos de 2024
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Pulse, HR-V, Fastback: os 10 SUVs flex mais econômicos de 2024

Queridinhos dos brasileiros, os SUVs já representam quase metade das vendas de carros novos no País; confira os que gastam menos combustível

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

19 de fev, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Fiat Pulse Drive 1.3 AT
Pulse ficou absurdos R$ 5.000 mais caro com novo aumento de preços na tabela da Fiat
Crédito:KRPIX/ESTADÃO

Os SUVs já representam quase 50% das vendas de carros zero km no mercado brasileiro. Por serem preferência de boa parte dos consumidores, resolvemos listar quais são os mais econômicos de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) 2024. Ou seja, apesar da proliferação dos SUVs híbridos e elétricos no País, reunimos nesta lista apenas os veículos a combustão para evitar resultados muito díspares. Afinal, são esses os modelos mais vendidos da categoria.



O Fiat Pulse não só lidera o ranking como aparece duas vezes, com os motores 1.3 aspirado, em primeiro, e 1.0 turbo na terceira colocação. Mas não foi o único que fez a dobradinha na lista. Assim, Volkswagen T-Cross 1.0 e 1.4, além de Fiat Fastback 1.0 turbo e 1.3 turbo também são figurinhas repetidas entre os modelos mais econômicos. O Honda HR-V com o 1.5 aspirado, contudo, obteve uma boa colocação e ficou na vice-liderança. Por fim, completam a classificação Volkswagen Nivus, Citroën C4 Cactus e Hyundai Creta.

Como classificar os SUVs mais econômicos?

Talvez econômicos não seja o termo correto, já que o Inmetro classifica os veículos por MJ/km, que mede a eficiência energética de cada modelo. Mas o que significa MJ/km? Em síntese, MJ vem de megajoule, que equivale a um milhão de joules, que por sua vez é a unidade usada para medir a energia mecânica ou térmica. Em termos mais simples, é a quantidade de energia necessária para mover o carro por um quilômetro, por exemplo. Dessa forma, o quão menor for o consumo energético, mais quilometragem o carro roda com um litro de combustível. 

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Portanto, como explicação, um litro de etanol tem 20 MJ, enquanto o de gasolina tem 28,9 MJ. Assim, o consumo em km/l é sempre melhor com o segundo combustível. Por esse motivo, a classificação é feita por MJ/km, mas como critério de desempate, usamos o km/l para descobrir quais são os SUVs flex mais econômicos do Brasil. Confira o ranking abaixo.

Veja os 10 SUVs flex mais econômicos do Brasil

1 – Fiat Pulse 1.3 – 1,58 MJ/km

fiat pulse
Divulgação/Fiat

  • Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol)/12,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,6 km/l (etanol)/14,5 km/l (gasolina)
  • Média: 9,7 km/l (etanol)/13,5 km/l (gasolina)

2 – Honda HR-V 1.5 – 1,62 MJ/km

Honda HR-V SUVs mais econômicos
Honda/Divulgação
  • Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol)/12,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,8 km/l (etanol)/13,9 km/l (gasolina)
  • Média: 9,3 km/l (etanol)/13,3 km/l (gasolina)

3 – Fiat Pulse 1.0T – 1,64 MJ/km


Fiat Pulse
Fiat/Divulgação
  • Consumo urbano: 8,4 km/l (etanol)/12,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,2 km/l (etanol)/14,4 km/l (gasolina)
  • Média: 9,3 km/l (etanol)/13,2 km/l (gasolina)

4 – Fiat Fastback 1.0T – 1,65 MJ/km

Fiat Fastback PCD
Fiat/Divulgação

  • Consumo urbano: 8,4 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,2 km/l (etanol)/14,6 km/l (gasolina)
  • Média: 9,3 km/l (etanol)/13,2 km/l (gasolina)

5 – Volkswagen T-Cross 1.0T – 1,67 MJ/km

T-Cross
Volkswagen/Divulgação
  • Consumo urbano: 8,2 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,1 km/l (etanol)/14,3 km/l (gasolina)
  • Média: 9,1 km/l (etanol)/13,1 km/l (gasolina)

6 – Volkswagen Nivus – 1,68 MJ/km


VW Nivus SUVs mais econômicos
Volkswagen/Divulgação
  • Consumo urbano: 8,3 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,9 km/l (etanol)/14,1 km/l (gasolina)
  • Média: 9,1 km/l (etanol)/13 km/l (gasolina)

7 – Volkswagen T-Cross 1.4 – 1,70 MJ/km

T-Cross câmbio automático
Volkswagen/Divulgação

  • Consumo urbano: 8,1 km/l (etanol)/11,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,1 km/l (etanol)/14,3 km/l (gasolina)
  • Média: 9,1 km/l (etanol)/12,9 km/l (gasolina)

8 – Citroën C4 Cactus 1.6T – 1,73 MJ/km

c4 cactus
Citroën/Divulgação
  • Consumo urbano: 8,2 km/l (etanol)/11,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,5 km/l (etanol)/13,4 km/l (gasolina)
  • Média: 8,8 km/l (etanol)/12,5 km/l (gasolina)

9 – Hyundai Creta – 1,75 MJ/km


Hyundai Creta SUVs mais vendidos
Hyundai/Divulgação
  • Consumo urbano: 8,3 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,1 km/l (etanol)/12,6 km/l (gasolina)
  • Média: 8,7 km/l (etanol)/12,2 km/l (gasolina)

10 – Fiat Fastback 1.3T – 1,76 MJ/km

Fiat Fastback
Fiat/Divulgação

  • Consumo urbano: 7,9 km/l (etanol)/11,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,7 km/l (etanol)/13,6 km/l (gasolina)
  • Média: 8,8 km/l (etanol)/12,4 km/l (gasolina)

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