O Citroën Basalt tem previsão de ser lançado no segundo semestre deste ano. Mas, na Índia (país que divide o desenvolvimento do carro com o Brasil), o modelo já apareceu nas ruas, sem qualquer camuflagem. Por lá, a fabricante vem realizando os últimos testes de rodagem com o SUV cupê, o terceiro integrante do programa C-Cube, da marca francesa.
As imagens do flagra (assista o vídeo abaixo) mostram como será a versão de entrada do Basalt, que também tem base na plataforma modular CMP, a mesma de C3 e C3 Aircross. Pelo vídeo, compartilhado nas redes sociais, dá para notar que o modelo se parece bastante com o Basalt Vision Concept, porém, não carrega qualquer mimo, justamente, para vir mais barato. Por exemplo, ficam para trás as rodas de liga leve, os faróis com iluminação de LEDs e até o teto pintado de preto, detalhes que tornam o acabamento mais premium.
Na prática, o Basalt nada mais é do que um Citroën C3 Aircross modificado, que chegará para rivalizar com Fiat Fastback (valores partem de R$ 117.990), VW Nivus (a partir de R$ 119.990) e companhia. É tanto que se distingue, justamente, pelo teto inclinado na parte de trás, para ganhar ares de cupê. Molduras nas caixas de roda, para torná-lo mais parrudo, também estão no pacote.
Mais recheado que o C3 Aircross
O vídeo não mostra imagens do interior do Basalt, mas há promessa de incluir itens inexistentes no irmão mais velho C3 Aircross. Dentre eles, controle de temperatura automático, limpadores com sensor de chuva, chave presencial e até assentos ventilados. Além disso, a Citroën prometeu priorizar a segurança, incluindo seis airbags, Isofix (para fixação de cadeirinhas infantis), controlador de velocidade e, por fim, lembretes de uso do cinto de segurança.
Ainda não se têm detalhes da ficha técnica do Basalt. Mas acredita-se que o SUV cupê meça em torno de 4,30 metros de comprimento. O entre-eixos, de 2,67 m, segue o padrão do C3 Aircross. O grande destaque deve ficar com o porta-malas, que certamente rondará os 500 litros.
Na outra ponta do carro, a promessa é (no mercado brasileiro) incluir o motor 1.0 turboflex de 130 cv, também usado no C3 Aircross. Ainda na mecânica, câmbio automático do tipo CVT e tração dianteira. Lá fora, além de motor a combustão de 1,2 litro, haverá uma versão elétrica do Basalt, que deve chegar por volta de fevereiro de 2025.
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