Você está lendo...
Citroën Basalt será o nome do novo SUV cupê da marca francesa
Notícias

Citroën Basalt será o nome do novo SUV cupê da marca francesa

Modelo será o terceiro veículo do projeto C-Cubed, anunciado pela Citroën há três anos; estreia está marcada para a próxima quarta-feira (27)

25 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Citroën Basalt teaser
Citroën confirma que seu novo SUV cupê se chamará Basalt e estreia nesta semana
Crédito:Citroën/Divulgação

Depois de lançar o C3 hatch e o SUV C3 Aircross, a Citroën prepara mais uma novidade para o mercado brasileiro. Trata-se de um SUV cupê que se chamará Basalt, de acordo com informações divulgadas pela montadora. Ou seja, terá carroceria no melhor estilo Fiat Fastback, que também pertence à Stellantis.



O modelo será o terceiro integrante do projeto C-Cubed, anunciado em 2021. Apesar de a Citroën afirmar que o carro foi desenvolvido especialmente para as necessidades e desejos dos consumidores na América do Sul, o Basalt será vendido também na Índia, onde já foi flagrado rodando em testes. O site Autocar India chegou a publicar uma projeção do carro alguns meses atrás (veja abaixo).

Ainda há poucos detalhes confirmados sobre o SUV cupê. Contudo, a marca francesa já anunciou quando vai revelar o veículo por completo. O Basalt será apresentado ao público na próxima quarta-feira, dia 27 de março. Sua produção será na fábrica de Porto Real (RJ), assim como os outros “irmãos”, já que vai compartilhar com a dupla a plataforma CMP (Common Modular Platform).

Publicidade


Autocar India/Reprodução

O que sabemos sobre o novo Citroën Basalt

Apesar das poucas informações, é possível notar nas imagens de flagras que o Basalt vai utilizar as mesmas portas dos outros carros da família C3. A diferença se dá na tampa traseira, por conta das propostas distintas.

Assim, porta-malas e lanternas terão desenhos exclusivos. Já as laterais e a dianteira devem seguir o mesmo padrão visual dos demais. Nas dimensões, a expectativa é de que o novato tenha o mesmo entre-eixos do Aircross, com 2,67 metros, por exemplo.


Também deve compartilhar com o SUV o conjunto mecânico, formado pelo motor 1.0 turboflex que entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, além de 20,4 mkgf com os dois combustíveis. Esse propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantins, como no Fiat Pulse ou no 208. O câmbio é CVT que simula sete marchas.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Citroën C3 Aircross estreia como SUV turbo mais barato do Brasil

Deixe sua opinião