SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Primeira Classe

LaFerrari está entre nós

Ferrari expõe seu híbrido de 963 cv no Autódromo de Interlagos para o GP do Brasil

Rafaela Borges

14 de nov, 2015 · 4 minutos de leitura.

LaFerrari está entre nós
Crédito: Ferrari expõe seu híbrido de 963 cv no Autódromo de Interlagos para o GP do Brasil

Deusa, esplêndida, maravilhosa, poderosa, incomparável, antológica, lendária. Liz Taylor? Brigitte Bardot? Desta vez, não. Estou falando da LaFerrari, um carro que, pode apostar, vai entrar para a história como uma das máquinas mais fantásticas já produzidas pelo homem.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Publicidade


Pois a LaFerrari está entre nós. Mais precisamente, exposta no Autódromo de Interlagos para o GP do Brasil, cuja corrida será disputada amanhã.

Hamilton, Rosberg, Vettel, Alonso? Que nada. Quem é apaixonado por carro vai concordar: a estrela de Interlagos neste fim de semana é a LaFerrari.

Porém, nem todo mundo que for ao autódromo poderá ver a máquina. Ele está exposta no Premium Paddock Club, o camarote acima dos boxes que tem salas VIPs de empresas e também recebe público que pagou uma fortuna pelo ingresso. Minoria. Mesmo.


Triste isso. Acho que ver a LaFerrari de perto deveria ser um direito de todo entusiasta. Perto dela, até o carro de F1 ao lado (deve ser réplica) fica sem graça.

A foto ficou meio tosca. Foi feita com celular, a luz não estava boa. Mas é meu registro.

Ah, sobre a venda do carro aqui, é o seguinte: a Ferrari ainda não sabe se vai rolar. A repórter Karina Craveiro entrou em contato com a importadora e foi informada de que a decisão de trazê-la ainda não foi tomada.


Mas o carro já está esgotado, certo? Certo! Mas, de acordo com a importadora, existem unidades (não foi informado quantas) destinadas ao Brasil, caso o interesse exista. Ok, então.

SOBRE A LAFERRARI

O carro híbrido da montadora italiana foi revelado em 2013, no Salão de Genebra, na Suíça. A Ferrari anunciou que todas as 499 unidades produzidas já foram vendidas. Felipe Massa é o feliz proprietário de um exemplar – na cor preta. Lewis Hamilton também tem uma. Dizem que Jay Kay, vocalista do Jamiroquai e notório entusiasta dos automóveis, também.


Fernando Alonso poderia ter recebido uma de presente. Em 2013, a Ferrari prometeu uma LaFerrari a um de seus pilotos (à época, o espanhol e Kimi Raikkonen), caso eles vencessem o campeonato. Não chegaram nem perto. Sebastian Vettel conquistou, naquele ano, o tetracampeonato. E com uma ampla vantagem e mais antecedência do que Lewis Hamilton em 2015.

O carro tem potência combinada de 963 cv, sendo 163 cv entregues pelo motor elétrico e os outros 800 cv, pelo propulsor a combustão, um V12 de 6,2 litros. Para acelerar de 0 a 100 km/h, são menos de três segundos, de acordo com informações da Ferrari.

 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.