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Fundador da BYD diz que EUA e Europa ‘estão com medo’ dos chineses
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Fundador da BYD diz que EUA e Europa ‘estão com medo’ dos chineses

Wang Chuanfu teceu críticas aos impostos sobre veículos eletrificados; União Europeia deve impor novas tarifas em breve

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

10 de jun, 2024 · 5 minutos de leitura.

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BYD Dolphin mais econômicos elétrico
BYD Dolphin lidera o ranking de vendas de carros elétricos no Brasil
Crédito:Alex Silva/Estadão

O crescimento da BYD nos últimos meses vem movimentando o setor automotivo e chamando a atenção para este novo mercado de veículos eletrificados. Somente no ano passado, a chinesa vendeu mais de 3 milhões modelos e cresceu 31% em relação ao ano anterior. Para comparação, a BYD, que é uma montadora mais recente, superou a Nissan nas vendas globais, por exemplo.



Segundo o fundador da montadora chinesa, Wang Chuanfu, “há muitos exemplos de políticos em outros países que estão preocupados com os elétricos na China”. A fala foi feita durante um evento nesta semana. Ele explicou: “Se você não for forte o suficiente, eles não terão medo de você”. Recentemente, a fabricante entrou para lista das montadoras mais valiosas do mundo.

BYD Seal ranking vendas
Diogo de Oliveira/Estadão
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EUA e União Europeia aumentam impostos

Assim, o comentário de Chuanfu é uma crítica direta às novas tarifas que União Europeia deverá impor nos próximos dias. A depender do resultado, os novos impostos certamente influenciarão nas vendas da BYD dentro do continente. Além disso, a China planeja “retaliar” a União Europeia elevando também as suas próprias tarifas.

Segundo a Dataforce, veículos de marcas chinesas representaram apenas 9% do total de elétricos vendidos na Europa em 2023. O fundador da BYD também pediu para que a indústria “abrace” uma maior concorrência para gerir a transição de veículos elétricos. “Essa é a tendência dominante e imparável”, afirmou o executivo.

Vale lembrar que, no mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o aumento no imposto para produtos chineses, incluindo automóveis. Desta forma, a tarifa para importação de veículos elétricos foi de 25% para 100%. Assim, a China está entre os maiores mercados do setor automotivo no mundo.

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BYD planeja trazer 100 mil elétricos e híbridos para o Brasil

Ao longo deste primeiro trimestre, a BYD já descarregou no Porto de Suape (PE) quase 10 mil carros. Entre eles, na leva mais recente da montadora chinesa, estão o sedã King – que deve estrear em breve no Brasil – e o SUV Song Pro. Agora, a marca tem um novo desafio pela frente: bater a meta de trazer ao Brasil cerca de 100 mil veículos elétricos e híbridos. Tal como o Jornal do Carro antecipou, a montadora chinesa planeja trazer as unidades antes do dia 1º de julho.

BYD King
BYD/Divulgação

Isso porque, a partir desta data, entrará em vigor a nova alíquota de importação para este tipo de veículo. Contudo, a tarefa é um desafio para a BYD, tendo em vista que o Explorer Nº. 1 tem capacidade somente para 7 mil veículos. Caso a marca consiga alcançar esta meta, o resultado pode ser benéfico aos consumidores, pois dificilmente ocorrerá aumento no valor dos veículos. Além disso, esta poderá ser a maior leva de carros importados que uma montadora já trouxe ao Brasil em um curto período de tempo.


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Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.