O mais novo membro da família C-Cubed da Citröen deve estrear no Brasil ainda este ano, mas, por enquanto, detalhes da mecânica do modelo já foram revelados. Aliás, o modelo ganhará produção na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ). Desta forma, o Citröen Basalt chegará ao mercado em duas versões com o mesmo motor do Fiat Argo, o 1.0 flex naturalmente aspirado com apenas 75 cavalos (etanol) e 71 cavalos (gasolina).
De acordo com o site Autos Segredos, o Basalt estreará nas versões Live e Feel, assim como o Citröen C3. O SUV cupê, inclusive, será o primeiro com motor 1.0 no mercado brasileiro. Nas dimensões, ele é similar ao C3 Aircross, com entre-eixos de 2,67 metros e comprimento de 4,32 metros. Já a capacidade do porta-malas é de 490 litros.
Detalhes do cupê
No visual, o Citroën Basalt Live deve chegar com rodas de aço de 16″, enquanto a versão Feel terá rodas de liga leve 16″. De série, o modelo também traz ar-condicionado, central multimídia com tela de 10″ e volante multifuncional, por exemplo. O cupê é o terceiro veículo do projeto C-Cubed, que a Citröen anunciou em 2021 como parte de sua transformação no Brasil. Segundo a montadora, o Basalt reúne a fluidez das linhas características de um cupê à robustez de um SUV.
Em relação ao preço, há especulações de que o Basalt ficará posicionado acima do C3 1.0 Feel (R$ 83.990) e abaixo do C3 Aircross Feel Turbo 200 (R$ 99.990,00). Caso a informação realmente se concretize, o novo modelo da fabricante poderá rivalizar diretamente com o Fiat Pulse (R$ 103.990) e entrar no mercado brasileiro como o mais barato da categoria. Por aqui, a expectativa é que ele faça sua estreia no segundo semestre de 2024.
Citroën Basalt é flagrado sem camuflagem na Índia
Enquanto o Basalt não chega ao mercado brasileiro, imagens flagraram o modelo rodando sem camuflagem na Índia. Tal como o Jornal do Carro adiantou, o SUV foi visto em sua versão de entrada, que tem base na plataforma modular CMP, igual ao C3 e C3 Aircross. Na prática, o novo SUV nada mais é do que um Citroën C3 Aircross modificado.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!