Primeira Classe

No Brasil, Porsche expõe seis 911 RS de várias épocas

Modelos foram reunidos em autódromo para celebrar lançamento da nova geração do carro

Rafaela Borges

08 de dez, 2015 · 3 minutos de leitura.

No Brasil, Porsche expõe seis 911 RS de várias épocas
Crédito: Modelos foram reunidos em autódromo para celebrar lançamento da nova geração do carro

Para apresentar a nova geração do 911 GT3 RS aos brasileiros, a Stuttgart, autorizada Porsche no Brasil, aproveitou a um evento realizado por um clube de proprietários de carros da marca no interior de São Paulo. E, na ocasião – no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, expôs, junto ao novato, cinco exemplares de décadas variadas do superesportivo.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)


Os três modelos foram reunidos para a bela foto que você confere acima. Estava lá o 911 Carrera RS lançado em 1972 com foco nas pistas. A produção, que durou até o 1973 (mesmo ano do exemplar exposto), foi de 1.080 unidades, com motor 2.7 de  210 cv. O carro atinge 245 km/h de velocidade máxima.

O segundo exemplar mais antigo é do ano de 2004 e pertence à geração conhecida como “996”, lançada em 1997. Esse 911 GT3 RS tem 381 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.

Em 2004 foi lançada a terceira geração, ou “997”. O exemplar exposto é de 2007, tem câmbio manual de seis marchas e motor de 3,6 litros e 415 cv.


O quarto carro não é um GT3, e sim um GT2. O 911 GT2 RS é bem exclusivo, com apenas 500 exemplares produzidos. Trata-se do mais potente 911 de rua construído até hoje, com 620 cv e aceleração de 0 a 100 km/h cravada em 3,5 segundos. O exemplar, de 2011, é capaz de atingir 330 km/h de velocidade máxima.

O quinto exemplar é um 911 GT3 RS ainda da geração 997, mas com mecânica revisada. Nesta unidade, de 2012, o motor passa a entregar 500 cv.

Finalmente, o exemplar de nova geração traz o mesmo 4.0 de seis cilindros contrapostos da geração anterior, com 500 cv. Porém, em vez do câmbio manual de seis marchas, há o automatizado de duas embreagens e sete marchas. Com esta e outras melhorias, a aceleração de 0 a 100 km/h passou a ser feita em 3,3 segundos, em vez dos 3,9 segundos registrados pelo modelo anterior.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.