Primeira Classe

Ayrton Senna e a paixão por automóveis

 ATUALIZADO EM 1º DE MAIO DE 2017  No início de 1994, Senna reuniu a imprensa automotiva no Autódromo de Interlagos... leia mais

Rafaela Borges

01 de mai, 2014 · 4 minutos de leitura.

Honda NSX de Ayrton Senna" >

Crédito: Honda NSX (Foto: Sergio Castro/Estadão)

 

ATUALIZADO EM 1º DE MAIO DE 2017

 


No início de 1994, Senna reuniu a imprensa automotiva no Autódromo de Interlagos para anunciar que traria a marca Audi ao Brasil. A marca veio e fez sucesso, ficando até 2005 sob o comando do irmão do piloto, Leonardo Senna. Depois, a matriz assumiu a operação.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Senna seria o embaixador da Audi no Brasil, mas não teve tempo de desfrutar desse status. Em 1º de maio, antes do lançamento oficial da marca no País, ele sofreu um acidente fatal em Ímola, na Itália.


Ser representante da Audi, porém, foi só o ponto mais alto da paixão de Ayrton Senna por automóveis. Mais que guiar nas pistas, ele era também apaixonado por carros de rua.

 

Audi S4 de Ayrton Senna

Audi S4 Avant ainda é mantida pela família de Senna (Foto: Claudio Teixeira/Estadão)

 

Dois modelos que pertenceram a ele, aliás, são guardados até hoje por sua família em São Paulo. Um deles é a perua S4, com a qual Senna rodou com jornalistas em Interlagos para apresentar a Audi.

Esse S4 é frequentemente exposto pelo Brasil. Uma das últimas aparições foi em agosto de 2014, no Audi Lounge, na Rua Oscar Freire, em São Paulo.


O outro é um de seus exemplares do Honda NSX, carro que ajudou a desenvolver. Ele tinha dois: o preto está em São Paulo e é guardado como relíquia pelos Senna. O outro, vermelho, ficava em Algarve, Portugal, e aparece no documentário “Senna” (foto abaixo), de Asif Capadia.

 

(Foto: Universal)

(Foto: Universal)

 

Entre os carros de rua que Senna já teve, o destaque é o Escort XR3. O modelo “esportivo” era o sonho da juventude da geração do piloto. Quando Ayrton foi proprietário de um desses Ford, ele ainda estava no início de sua carreira na Fórmula 1.

Antes disso, quando ainda era piloto da Fórmula 3, Senna foi garoto propaganda de outro grande clássico brasileiro, o Corcel II (abaixo).


Ayrton Senna anúncio Corcel

 

Já famoso, Senna foi proprietário de diversos veículos. Entre os destaques, ele teve um Mercedes-Benz 190E e um Porsche Carrera Cabrio de 1987.


 

GALERIA: OS CARROS E MOTOS MAIS DESEJADOS DOS ANOS 80

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.