Apesar dos muitos lançamentos de carros que marcaram 2024, outros modelos acabaram se despedindo do mercado brasileiro. No total, 13 veículos deram adeus ao País (ou 15, se considerarmos os tipos de carroceria), seja por terem a produção encerrada, pelo fim da importação ou até por se tornarem disponíveis exclusivamente por meio de programas de aluguel.
Mas o fim da maioria não chega a ser exatamente uma surpresa – casos como o do Renault Logan, que há anos aparece nas listas de carros próximos à aposentadoria. Neste ano, entretanto, as previsões finalmente foram concretizadas. Reunimos abaixo os modelos que não estão mais disponíveis nas lojas. Qual deles vai deixar mais saudade?
Carros que saíram de linha em 2024
Toyota Yaris Sedan
Apesar de ainda estar nas lojas – e no configurador do site da Toyota -, o Yaris Sedan deixou de ser feito da fábrica da marca em Sorocaba (SP) em novembro. O fim tanto do sedã quanto do hatch já era esperado para abrir espaço na linha de produção para o Yaris Cross. Mas com o atraso do lançamento do SUV, que deve chegar em meados do ano que vem, o hatch ganhou (que vende mais) ganhou uma sobrevida. Entretanto, os dois carros devem ter o mesmo destino e ficar apenas na memória.
Renault Logan
Depois de 17 anos em produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o Renault Logan finalmente saiu de linha oficialmente no fim de outubro. Lançado em 2007, o sedã recebeu sua última reestilização em 2019. Apesar de nunca ter brigado pelas primeiras posições, chegou a vender quase 47 mil unidades em seu auge, em 2014. Mas de 2020 para cá, vendeu em média 10 mil carros por ano. Até que em 2023 não chegou a atingir cinco mil unidades emplacadas, reforçando que seu ciclo chegava ao fim.
Hyundai Creta Action
A chegada do novo Hyundai Creta tirou de linha a versão mais antiga do modelo no Brasil. Com o sobrenome Action, o SUV esteve à venda por aqui de 2017 até outubro deste ano. Além disso, o modelo também encerra a produção do 1.6 16V aspirado de até 130 cv, já que era o único modelo da marca que ainda utilizava esse motor. Com foco no público PCD, a vantagem do Creta Action era o preço convidativo de R$ 119.990. Agora a versão mais em conta do SUV, a Comfort 1.0, custa R$ 141.890.
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
Presente no mercado brasileiro desde 2011, o Chevrolet Cruze sedã, bem como o hatch Sport6, deram adeus ao mercado brasileiro em agosto. Ambos já não eram mais produzidos na Argentina desde o ano passado, mas estiveram à venda até acabarem os estoques por aqui. Aparentemente, a dupla não terá substitutos, já que a GM investe agora em SUVs e picapes. Além disso, o segmento de sedãs médios é dominado pelo Toyota Corolla, mas não há outros modelos representativos. Já o segmento de hatches médios praticamente morreu no País.
Peugeot e-208
Durante o lançamento do 208 renovado, em setembro, a Peugeot confirmou que o e-208 não voltaria ao Brasil por “questões de estratégia”. Sem alarde, o hatch saiu de cena para tornar o e-2008 o único elétrico da marca no País. A verdade é que o modelo não fez o sucesso esperado pela fabricante por aqui, tanto que até meados deste ano o carro disponível no configurador tinha produção em 2022.
Nissan Leaf
Um dos primeiros carros elétricos (da era moderna) vendidos no País, o Nissan Leaf desembarcou por aqui em julho de 2019. Chegou a fazer até certo sucesso entre os consumidores antes da atual onda chinesa. Mas antes de sair do catálogo, custava R$ 298.490. Assim acabou ficando muito caro para rivalizar com modelos como o BYD Dolphin, por exemplo. Desde o começo deste ano, quem quiser levar o hatch para a garagem, terá de aderir ao plano de assinatura da marca, o Nissan Move.
Chevrolet Bolt e Bolt EUV
No final de 2023, a Chevrolet encerrou a produção do Bolt e do Bolt EUV nos EUA. Desse modo, os carros elétricos também deixaram de ser vendidos no Brasil nos meses seguintes, quando esgotaram os estoques da dupla. Isso porque a GM decidiu investir em modelos baseados na plataforma Ultium, mais moderna. Por aqui, o Bolt chegou no segundo semestre de 2022, enquanto o Bolt EUV estreou em maio de 2023. Ou seja, ambos tiveram vida curtíssima no mercado brasileiro. Seja como for, cumpriram a missão de preparar o terreno para a transição elétrica da marca no País, já que neste ano chegaram às lojas os SUVs Blazer EV e Equinox EV.
Hyundai Ioniq
O Hyundai Ioniq tem uma história curiosa no Brasil. A princípio, seria oferecido apenas no programa de aluguel da marca coreana, mas depois de pouco tempo ficou disponível também para a compra. O sedã, que chegou a ser o híbrido mais barato do País, vinha com um 1.6 aspirado a gasolina aliado a um motor elétrico para entregar 141 cv de potência e 27 mkgf de torque combinados. Mas nunca teve um volume de vendas relevante por aqui.
Renault Stepway 1.6
Com o lançamento do Kardian, há alguns meses, não fazia mais sentido para a Renault manter o Stepway em linha, especialmente com motor 1.6 e câmbio CVT. Afinal, o hatch aventureiro em sua versão de topo era quase R$ 5 mil mais caro que a configuração de entrada do crossover quando estreou com mais equipamentos e mecânica mais moderna. Dessa forma, o Stepway segue em linha apenas com a opção Zen na gama, que traz o 1.0 aspirado de até 82 cv, além de câmbio manual de cinco marchas. O modelo custa R$ 86.990.
Peugeot 3008
À venda no Brasil desde 2018, o Peugeot 3008 nunca teve muita relevância no Brasil até se despedir oficialmente em setembro. Entre janeiro e agosto, por exemplo, emplacou somente 42 unidades. Mas deve voltar ao País em breve, uma vez que a marca pretende lançar por aqui a nova geração importada da França provavelmente já em 2025. Tanto que o carro tem até registros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). É provável que o SUV chegue na versão elétrica e-3008, mas existem chances de opções híbridas plug-in ou híbridas leves.
JAC iEV 330P
Primeira picape elétrica disponível no mercado brasileiro, a JAC iEV 330P estreou por aqui em 2020. Mas se aposentou neste ano para dar lugar à nova Hunter, uma caminhonete com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv, que chegou às lojas recentemente. Ou seja, os planos da montadora chinesa de só vender carros eletrificados no País foram por água abaixo. Mas talvez isso seja uma boa estratégia, já que a iEV 330P nunca teve muita representatividade no segmento de picapes médias. Tinha motor de 204 cv e autonomia de 226 km.
Chevrolet Camaro
O encerramento da produção do Chevrolet Camaro foi anunciado no fim de 2023, mas o muscle car ainda teve uma sobrevida neste ano no Brasil por conta de sua edição de despedida. Com 125 unidades disponíveis, o Camaro Collection também foi o último veículo da marca a receber o 6.2 V8 de 461 cv de potência. Com detalhes que remetem aos anos 1960, o esportivo custava R$ 555 mil na versão cupê e R$ 595 mil na conversível. Foram nove anos de mercado desde o relançamento do icônico modelo, mas há rumores de que o nome Camaro ainda volte a ser usado em um SUV ou sedã elétricos da GM no futuro.
Toyota Camry
Com produção encerrada no Japão em meados de 2023, o Toyota Camry – um dos modelos mais vendidos na história da marca – ainda resistiu por alguns meses no Brasil. Isso por conta do pequeno estoque, que perdurou pela falta de interesse do público por sedãs (motivo pelo qual foi descontinuado depois de 43 anos), além do preço de mais de R$ 300 mil. Como ainda está disponível nos EUA em nova geração, há rumores de que um lote do sedã híbrido vai desembarcar no País em 2025.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!