Primeira Classe

Carros: os dez perfis mais legais do Instagram

A equipe do Jornal do Carro me ajudou a fazer uma seleção de perfis com supercarros, modelos clássicos e grandes momentos do automobilismo

Rafaela Borges

10 de fev, 2016 · 4 minutos de leitura.

Carros: os dez perfis mais legais do Instagram
Crédito: A equipe do Jornal do Carro me ajudou a fazer uma seleção de perfis com supercarros, modelos clássicos e grandes momentos do automobilismo

Aqui na redação do Jornal do Carro, todo mundo que tem Instagram seguem perfis legais sobre o mundo do automóvel. Então, com a ajuda da equipe, selecionei os que consideramos mais interessantes.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Tem perfil brasileiro e estrangeiro (nesse caso, todos em inglês), dedicado a carros clássicos e superesportivos e também um que conta a história da Fórmula 1 por meio de fotos e vídeos.

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E não se esqueçam de curtir o @jornaldocarro, para conferir os bastidores de nossas reportagens e dos eventos de lançamentos de novos modelos no País e no mundo.

Confira.

O perfil se dedica a fotografar apenas exemplares azuis do carro mais amado da história do Brasil

 


 

 

 


Registro de supercarros e modelos ‘tunados’ flagrados por todo o País. A maioria das fotos é enviada por seguidores

 

A ideia é a mesma do perfil ExoticsBrazil, mas apenas com flagras no Estado do Rio de Janeiro

 

 


Aqui, as fotos são de carrões que circulam por São Paulo. Além de esportivos, há muitos clássicos

 

 

O foco deste perfil são as garagens estreladas, com supercarros, modelos de corrida e clássicos

 


Você acha que ruas repletas de carrões são exclusividade de Mônaco? Então está na hora de conhecer “London, baby”. As máquinas flagradas na capital inglesa e postadas nesse perfil são incríveis

 

 

É o perfil de Tim Burton, mas não o famoso diretor, e sim um britânico que mantém um canal no YouTube no qual mostra as supermáquinas que dirige. E são muitas.

 


O assunto aqui é automobilismo e o foco, Fórmula 1. A maioria das postagens é de vídeos, mostrando grande cenas da história da categoria. Há algumas fotos também. Eu adoro

 

Carrões, carros clássicos, modelos personalizados, veículos em grandes paisagens. Tem de tudo nessa página que vai deixar qualquer entusiasta louco

 

O perfil da seguradora de modelos antigos tem foto de clássicos que vão emocionar entusiastas e colecionadores

 


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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”