O ranking de vendas de veículos zero-km de março revela uma mudança no mercado nacional, que começou a se desenhar no ano passado e, agora, toma força. Entre os dez mais vendidos, aumenta a participação de carros cujos preços iniciais ficam em torno de R$ 70 mil.
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Sinais de que o poder aquisitivo do consumidor brasileiro está aumentando? Pelo contrário. Sinais de tempos de crise, que afeta antes as classes de menor poder aquisitivo.
Tanto que os carros de maior valor agregado nem estão mais registrando grande crescimento – em alguns casos, há queda nas vendas. São os emplacamentos dos modelos de entrada que estão despencando.
O Honda HR-V foi o quarto colocado na lista dos dez mais vendidos em março. Com 6.059 emplacamentos, ele ficou atrás apenas de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, nesta ordem. No acumulado de 2016, ele já é ocupa a sétima posição (15.053 emplacamentos).
O HR-V tem preço inicial de R$ 78.700 na versão manual, que representa apenas 1% das vendas. As mais comercializadas são a com câmbio automático CVT. Nesse caso, a tabela vai de R$ 84.900 a R$ 92.200.
Outro caso de carro de maior valor agregado no “top 10” é o Corolla. O sedã Toyota, na verdade, começou a aparecer na lista dos dez mais vendidos do País já no ano passado, mostrando os primeiros indícios de reconfiguração do mercado – até então, faziam parte desse grupo apenas hatches e sedãs compactos, a maioria de entrada.
No mês passado, o Corolla obteve uma de suas melhores posições no ranking, a quinta, com 5.984 emplacamentos. No acumulado do ano, ele é sexto colocado, com vendas de 15.285 exemplares.
Na comparação com março de 2015, as vendas do Corolla tiveram leve queda, de 2,1%. Porém, em relação aos três primeiros meses do ano passado, os emplacamentos no mesmo período de 2016 evoluíram – houve crescimento de 4,7%.
Em março, o Jeep Renegade, com 4.284 emplacamentos, não ficou no “top 10”. Porém, no acumulado de 2016, ele é décimo colocado (13.238 unidades comercializadas).
Os preços do Corolla vão de R$ 68.740 até R$ 104.650. O Renegade tem tabela entre R$ 74.990 e R$ 127.990.
Aqui, confira a lista dos vinte mais vendidos em março de 2016.
OUTROS CASOS
Há também modelos que estão conseguindo se destacar em seus segmentos mesmo tendo preços bem superiores aos dos principais concorrentes. É o caso do A3 Sedan, da Audi.
O carro foi nacionalizado no fim do ano passado, mas, ainda assim, é mais caro que os sedãs médios feitos no Brasil, na Argentina e no México. Ele parte de R$ 106.990 e chega a R$ 140.190 – enquanto os demais variam de R$ 70 mil a R$ 100 mil, na maioria dos casos.
Ainda assim, o Audi foi o quinto mais vendido do segmento de sedãs médios em março, com 620 unidades emplacadas. Deixou para trás Jetta, Fluence, C4 Lounge e Focus Sedan, entre outros.
Também chama a atenção o Toyota SW4, que acaba de mudar de geração. Em março, o modelo teve 1.295 unidades comercializadas. Assim, foi o quinto utilitário-esportivo mais emplacado no mês. Isso com preço inicial de R$ 205 mil.
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