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Kasinski fará motos elétricas no Rio
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Kasinski fará motos elétricas no Rio

A unidade fabril em Sapucaia (Rio de Janeiro) é fruto de uma parceria entre a fabricante de motos e a Light, concessionária de energia elétrica fluminense e produzirá modelos elétricos. A partir de 2012 serão feitos produtos com preços entre R$ 400...

08 de ago, 2011 · 3 minutos de leitura.

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 Kasinski fará motos elétricas no Rio

Em parceria com a concessionária de energia elétrica do Rio de Janeiro, Light, a fabricante de motos Kasinski anunciou nesta segunda-feira, dia 8, que terá uma fábrica para produção de motos e bicicletas elétricas. A planta será em Sapucaia, na região serrana do Rio.

Serão feitos sete modelos na nova fábrica. Dois já podem ser encontrados no mercado: a Prima Electra 500 e a Prima Electra 2000, que são produzidas em Manaus. Outros dois serão bicicletas elétricas e três serão anunciados durante o Salão Duas Rodas, no início de outubro.

Apesar de as instalações da fábrica estarem prontas, o maquinário ainda não chegou. Toda a tecnologia e a infraestrutura virão da marca CR Zongshen, empresa chinesa proprietária da Kasinski. A expectativa é que o material esteja no Brasil entre o fim de outubro e começo de novembro. O início das atividades está previsto para janeiro de 2012, de acordo com informações da companhia.

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Parceria

A parceria da Kasinski com a Light tem como objetivo ampliar a infraestrutura para reabastecimento de veículos elétricos. Segundo o presidente da Kasinski, Cláudio Rosa Júnior, a confluência de interesses determinou a estratégia.

A Light tem 20% das ações da nova fábrica, que custou apenas R$ 120 mil. Estão previstos investimentos de R$ 120 milhões nos próximos anos. Os novos produtos terão preços entre R$ 400 (bicicletas) e R$ 3 mil (motos).


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.