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Veículo que voltou das férias deve ser revisado
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Veículo que voltou das férias deve ser revisado

Belisa FrangioneAs férias terminaram e é hora de revisar o carro. Tanto veículos que pegaram a estrada quando aqueles que... leia mais

06 de fev, 2013 · 4 minutos de leitura.

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 Veículo que voltou das férias deve ser revisado

Belisa Frangione

As férias terminaram e é hora de revisar o carro. Tanto veículos que pegaram a estrada quando aqueles que ficaram parados durante esse período merecem passar por uma geral. Especialistas recomendam inspecionar itens como pneus, rodas, suspensão e até o limpador de para-brisas.

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Há reparadoras que oferecem gratuitamente esse tipo de revisão preventiva, caso da Oficina Brasil, com diversas unidades na cidade (www.redeoficinabrasil.com.br). É preciso agendar o serviço.

Um dos cuidados mais importantes é lavar bem o carro que foi ao litoral ou trafegou em estradas de terra. “Manter o veículo limpo elimina resquícios de areia, poeira e facilita a identificação de vazamentos de óleo e água”, explica o professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, Ricardo Bock.

Quando o carro passou por vias esburacadas, há o risco de a suspensão ter sido danificada. “Podem ocorrer o estouro de buchas e pinos”, diz o mecânico Pedro Luiz Scopino.


Na oficina que leva seu sobrenome (3955-8086), na zona norte, trocar as buchas da suspensão parte de R$ 200. O valor dependendo do carro.

É aconselhável calibrar todos os pneus – inclusive o estepe – além de trocar os filtros de combustível, óleo, ar e cabine (nos carros com ar-condicionado). “São peças que acumulam impurezas”, lembra o consultor técnico da Oficina Brasil, Antônio Costa.

Para um Corolla, na Sun North (395-8086), autorizada Toyota que fica na zona norte, cobram-se R$ 58,05 pelo filtro de ar. O de combustível sai por R$ 22 e o de óleo tem preço sugerido de R$ 33,50.


Ficar de olho para identificar eventuais vazamentos é outro conselho para o caso de veículos que “tiraram férias”. “O chão da garagem é um bom ‘dedo-duro’. Verifique debaixo do carro se há resquício de água e óleo”, diz o analista do Cesvi-Brasil Gerson Burin.

Diretor técnico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Marcus Vinícius Aguiar, aconselha a checar o limpador de para-brisa. “Como janeiro foi muito quente, a borracha pode estar ressecada. Veja se as lâmpadas estão funcionando corretamente.”


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