Tião Oliveira
Batizado de Hybrid Air, o sistema que combina motor a combustão e propulsão a ar, desenvolvido pela PSA Peugeot Citroën, pode chegar às ruas brasileiras antes do fim da década, segundo o presidente da Peugeot do Brasil, Frédéric Drouin. A tecnologia foi apresentada durante o Salão de Genebra (Suíça), encerrado há duas semanas.
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“Como não é preciso nenhuma grande mudança nas fábricas, a tecnologia pode ser oferecida aqui e em qualquer lugar do mundo assim que for lançada”, afirma Drouin. Ele explica que o Hybrid Air permite que o carro rode 500 metros movido apenas por ar comprimido. “Como a recarga do cilindro é feita em cerca de dez segundos e no trânsito, por exemplo, dificilmente o motorista percorre mais que isso a cada vez que coloca o carro em movimento, no uso urbano o sistema pode funcionar de modo contínuo.”
A solução é ideal para uso urbano e funciona com o veículo a até 70 km/h. Segundo informações do Grupo PSA, essa tecnologia permite reduzir o consumo de combustível em 45% em relação ao de modelos convencionais, como o Citroën C3 e o Peugeot 208. Já a autonomia é até 90% superior.
Hybrid Air é relativamente simples e, em tese, pode fazer o veículo rodar cerca de 35 km com um litro de gasolina. Consiste em um motor convencional ligado a uma transmissão epicíclica continuamente variável, na qual uma engrenagem principal é ligada a um eixo central com várias planetárias ao seu redor, em conjunto com um propulsor hidráulico acionado a ar comprimido.
Não é necessário reabastecer o cilindro de ar em um posto, por exemplo. A recarga é feita por compressor e bomba acionados pela energia elétrica gerada nas frenagens.
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