Primeira Classe

No cenário de caos, só uma marca de luxo cresce no Brasil

Enquanto vendas do mercado de luxo continuam em grande queda, Porsche registra altos índices de crescimento

Rafaela Borges

09 de abr, 2017 · 3 minutos de leitura.

No cenário de caos, só uma marca de luxo cresce no Brasil
Crédito: Enquanto vendas do mercado de luxo continuam em grande queda, Porsche registra altos índices de crescimento

 

O ano de 2016 foi crítico para as marcas de luxo, pois as quedas nas vendas foram amplas. Isso porque, em 2015, enquanto o mercado de carros já estava em uma grave crise, Audi, BMW, Mercedes-Benz e cia pareciam estar imunes aos efeitos da inconstante economia: cresciam sem limites.


(No Instagram: @primeiroclasse_estadao)

Ao fim de 2016, porém, uma marca parecia estar revivendo o que as demais fizeram em 2015: a Porsche. A montadora cresceu 38% no ano passado. E este ano, o avanço está em cerca de 25%.

O número é muito alto mesmo para o mercado de luxo. No primeiro trimestre, as principais marcas desse segmento mostraram algum sinal de recuperação, reduzindo os índices de queda registrados em 2015 – que, em alguns casos, superaram os 50%. Ainda assim, nenhuma tem crescimento sustentável.


Só a Mercedes-Benz, do grupo das cinco maiores marcas premiu, não está registrando quedas. As vendas da marca no primeiro trimestre de 2016, de 2.365 unidades, são iguais à do mesmo período de 2015.

As vendas da Audi, no mesmo período de comparação, caíram 39% e as da BMW, 16%. A Land Rover registrou queda de 33,1% nos emplacamentos e a Volvo, de 12,7%.

Mas o que levou a Porsche a nada no sentido oposto? Foi o início da operação no Brasil com subsidiária própria, no fim de 2015. Antes, a marca era representada aqui pela importadora Stuttgart.


Na prática, o início da operação brasileira resultou em três fatos importantes: crescimento da rede de concessionárias (seis para nove), inauguração de um centro de peças e ofensiva de produtos.

Um dos grandes responsáveis pelo aumento nas vendas da Porsche foi o 718 Boxster (foto acima), lançado no ano passado. Além disso, os emplacamentos do Cayenne registraram grande crescimento, segundo a montadora.

 


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.