Primeira Classe

Um cânion e uma Kombi no estilo ‘Pequena Miss Sunshine’

Veja imagens desse flagra em uma rodovia do Arizona, nos Estados Unidos

Rafaela Borges

12 de abr, 2017 · 2 minutos de leitura.

Um cânion e uma Kombi no estilo 'Pequena Miss Sunshine'
Crédito: Veja imagens desse flagra em uma rodovia do Arizona, nos Estados Unidos

 

Recebi estas fotos e as achei tão lindas que fiquei com vontade de mostrar a vocês. O flagra foi nas estradas do Marble Canyon, ou cânion Marble, que fica no Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

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(No Instagram: @primeiraclasse_estadao)

Quem enviou as fotos foi minha colaboradora Leila Knob, que está fazendo uma viagem bem legal pelos Estados Unidos. Ela saiu da Califórnia, foi a Las Vegas e, de lá, a Utah, passando pelo Bryce Canyon.


Ontem, estava no Arizona, quando me enviou essas imagens de uma Kombi fofíssima, no mesmo estilo do modelo imortalizado no cinema em “Pequena Miss Sunshine”. O modelo fotografado pela Leila, porém, é predominantemente laranja. Mas, pela pintura e pela paisagem, não dá para não lembrar do longa.

A Kombi está com cortinas nas laterais e na frente, o que pode indicar que está sendo usada em uma “road trip”, como a do filme – por uma família, por um grupo de amigos, ou, talvez, um viajante solitário. Quem sabe?


Então, fiquem com as fotos desta Kombi lindinha e da bela paisagem do Marble Canyon. Não dá vontade de sair correndo (ou voando) para lá, alugar um carro legal e desbravar essa estrada?

 


 

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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”