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12 modelos da BMW passam por recall
Recall

12 modelos da BMW passam por recall

Campanha envolve veículos como Série 1, Série 3, Série 5, X1 e Z4

13 de jan, 2014 · 3 minutos de leitura.

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 12 modelos da BMW passam por recall
BMW X1 produzido entre junho de 2012 e agosto de 2013 está envolvido no recall

Já virou rotina. Nesta segunda-feira, a alemã BMW iniciou a continuação de uma campanha de recall, envolvendo os modelos 125i, 320i, 328i, 520i, 528i, X1 sDrive20i, X1 xDrive20i, X1 xDrive 28i, X3 xDrive 20i, X3 xDrive 28i e Z4 sDrive 20i, fabricados entre junho de 2012 e agosto de 2013.

Desta vez, os proprietários deverão levar seus carros à autorizada para a verificação da lubrificação da bomba de vácuo e para a colocação de trava no retentor – que gera obstrução da lubrificação da bomba de vácuo – ou ainda a substituição do conjunto completo da bomba de vácuo. Na primeira etapa do chamado, que ocorreu em outubro passado, os proprietários foram convocados a agendar uma verificação do sistema de lubrificação da bomba de vácuo.

O recall acontece pela possibilidade de ocorrer a redução gradual da capacidade de frenagem do veículo, em razão de falha no funcionamento de lubrificação da bomba de vácuo. Em situações de frenagem abrupta, podem ocorrer acidentes e danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros. Os serviços poderão ser realizados gratuitamente pela rede concessionária a partir de 20 de janeiro de 2014. O tempo gasto na realização deste serviço é de até 8 (oito) horas.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.