Você está lendo...
Idosos ficam trancados em Mazda ‘keyless’
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Idosos ficam trancados em Mazda ‘keyless’

Sem entender o sistema de abertura sem chave, casal da Nova Zelândia passa 13 horas dentro do carro

26 de dez, 2014 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Idosos ficam trancados em Mazda 'keyless'

A tecnologia está evoluindo tão rápido que muitas pessoas têm dificuldade em acompanhar o ritmo. E falta de hábito (ou preguiça) de ler o manual de instruções não ajuda muito. Alguns sofrem para aprender a usar os recursos do celular ou o computador. Mas um casal de idosos da Nova Zelândia acabou tendo um perrengue bem maior: passou treze horas trancado em um Mazda 3 por causa de um mal-entendido.

Brian e Mollieanne Smith, de 68 e 65 anos, respectivamente, esqueceram o controle remoto que aciona o sistema ‘keyless’ fora do carro. Mal informados sobre como funcionava o mecanismo de abertura das portas – e sem o manual do proprietário por perto, já que não levavam o livreto no porta-luvas – eles pensaram que não tinham como sair do carro.

Publicidade


Eles começaram a buzinar para pedir socorro, mas, como se tratava de um feriado nacional, ninguém passou pelo local. Resultado: ficaram presos no Mazda das 19h até as 7h45 do dia seguinte. Mollieanne já estava inconsciente e o marido respirava com dificuldade.

Brian explicou a um jornal local que não conseguia descobrir como funcionava o mecanismo para abrir as portas. “Quando descobri o quanto era simples, morri de raiva. Na minha cabeça, como eu não tinha o controle remoto por perto, eu não teria como sair. Pelo menos foi o que eu entendi a partir das explicações do vendedor da concessionária.”

Os Smith resolveram levar o caso a público para alertar outros donos de carros com sistema keyless, sobretudo idosos que não têm muita familiaridade com as novas tecnologias. Mollieane chegou a receber cinco telefonemas de pessoas que relataram o mesmo problema. O desafio para as marcas é treinar seus concessionários para ensinar corretamente o uso dos novos recursos disponíveis.


Deixe sua opinião