Você está lendo...
Hyundai revela protótipo para videogame
Notícias

Hyundai revela protótipo para videogame

N 2025 Vision Gran Turismo foi criado para o simulador de pilotagem Gran Turismo do videogame Playstation

15 de set, 2015 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Hyundai revela protótipo para videogame
Com jeito de protótipo de LeMans, modelo foi criado apenas para o jogo Gran Turismo

A Hyundai apresentou no Salão de Frankfurt, na Alemanha, uma escala real do N 2025 Vision Gran Turismo, carro criado para fazer parte do simulador de pilotagem do jogo Gran Turismo, exclusivo do videogame Playstation.

O modelo também faz parte da criação da Hyundai de uma divisão para carros de alto desempenho, que será batizada de N. A intenção dessa nova área é concorrer com as divisões Quattro, M e AMG, equivalentes a ela de Audi, BMW e Mercedes-Benz, respectivamente.

Publicidade


O N 2025 não será produzido, mas tem todas as especificações como se fosse um carro real. Alimentado por célula de combustível que entrega por meio de dois pacotes de bateria 670 cv, além de um rotor, que recupera energia das frenagens, com 201 cv extras. tem quatro motores junto das rodas

Com quatro motores elétricos instalados nas rodas, o N2025 tem assim um sistema de tração integral. Como potência não é nada sem fazer um barulho ensurdecedor, ele tem uma turbina que sopra ar a 200.000 rpm para gerar um som que chame a atenção, como faria um V8 ou V10.


Hyundai Creta New Generation N Line
Oferta exclusiva

Hyundai Creta New Generation N Line

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.