A Chevrolet apresentou a linha 2016 do médio Cruze. A principal novidade é a incorporação do sistema de assistência OnStar, inédito no Brasil, que passa a ser item de série das variantes hatch e sedã, já a partir da versão de entrada LT.
O sistema alia recursos de segurança, voltados ao monitoramento do veículo, prevenção e recuperação de furtos; de emergência, que oferecem socorro em caso de acidentes ou panes mecânicas; e de conveniência, que incluem até serviços de “concierge”, como pesquisa e reservas em restaurantes.
Por meio de dois botões no retrovisor interno, o motorista se conecta a uma central de atendimento 24 horas, que rastreia o veículo imediatamente em todo o território nacional. A tecla azul (OnStar) é indicada para fazer todo tipo de contato com a central, exceto em situações de emergência, quando deve ser usada a tecla vermelha (SOS).
A comunicação é feita por uma linha celular operada pela Claro, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema hands-free do veículo. A meta da Chevrolet é que, a partir do início do chamado, o contato com o atendente seja estabelecido em no máximo 20 segundos.
Em paralelo, algumas funções do sistema OnStar, como o travamento de portas à distância, também são ativáveis por um aplicativo de celular (compatível com os sistemas Android 4.2.2, iOS 7 e superiores), sendo que um mesmo veículo pode responder a vários celulares de membros da mesma família, por exemplo.
Serviços.Para prevenir furtos, sensores detectam situações de arrombamento e notificam a central, que avisa ao proprietário do veículo. Se o carro for levado, a central pode enviar comandos remotos para reduzir sua velocidade até pará-lo.
O motorista também pode pedir para a central acompanhar seu percurso (em rotas perigosas ou viagens, por exemplo). Se notar que houve desvio ou parada inesperada, a central entra em contato para oferecer ajuda. Quando o veículo tiver chegado ao destino, o motorista pode pedir que a central avise uma pessoa indicada, como um parente.
Em caso de emergências, o usuário é conectado a uma central específica, que encaminha o caso para o socorro mecânico via Chevrolet Road Service. Se os air bags do veículo forem deflagrados, a central é alertada automaticamente e, se não conseguir falar com os ocupantes, aciona o resgate por meio do SAMU ou dos Bombeiros.
Há, ainda, um forte componente de conveniência, já que a central responde a consultas variadas e presta até serviços de concierge. Os atendentes podem dar informações como previsão do tempo, principais notícias do dia, indicadores da economia, condições de tráfego e mesmo pesquisar pontos de interesse, como atrações turísticas, lojas ou restaurantes, enviando os endereços encontrados ao navegador GPS do carro e até fazendo as reservas necessárias.
Custos ainda serão definidos.O OnStar será gratuito durante os primeiros doze meses de uso. Depois desse período, os consumidores interessados terão de pagar pelo serviço – a Chevrolet ainda avalia se a assinatura será cobrada por meio de anuidade ou mensalidade. Todas as funcionalidades serão oferecidas por um valor único, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, onde há diversos pacotes com preços variados.
Enquanto o custo do serviço não é definido, uma estimativa confiável são os preços praticados pelas empresas de rastreamento, que costumam variar entre R$ 40 e R$ 120 por mês. O diretor de engenharia da Chevrolet, Alexandre Guimarães, disse que o valor cobrado estará dentro desse intervalo.
Estão em andamento negociações com empresas parceiras, como seguradoras, que podem vir a oferecer vantagens aos clientes do OnStar, como redução do preço do seguro e até brindes. “Podemos, por exemplo, entrar em contato com um cliente em seu aniversário e oferecer, como cortesia, um chocolate em uma loja que está dentro de seu trajeto habitual”, diz Guimarães.
Expansão para outros modelos.Por enquanto, o sistema OnStar aparecerá apenas no Cruze. A escolha do modelo não foi casual: além de ser o produto da linha com maior recheio tecnológico, o sedã ocupa um segmento em que a concorrência é feroz.
Enquanto Corolla e Civic têm o peso do volume de vendas a seu favor e Focus e Jetta apostam na esportividade, o Cruze não se destaca especialmente em nenhum quesito. O OnStar pode ser o diferencial que faltava para lhe garantir vantagem sobre os rivais. O mesmo vale para o Cruze hatch, que perde em vendas para Punto, Focus e Golf.
Aos poucos, a intenção da Chevrolet é expandir o OnStar para outros modelos – até porque o aumento da base de clientes pagantes é importante para a própria viabilidade financeira do sistema. Enquanto a novidade não se espalha até a base da linha, consumidores de outros modelos terão o MyLink 2, versão enriquecida com comandos de voz, que será anunciada em breve.
Gama do Cruze ficou mais enxuta.Além da incorporação do sistema OnStar, outra novidade do Cruze é a simplificação da gama. A partir de 2016, as variantes sedã e hatch terão apenas dois catálogos, LT e LTZ, ambos com câmbio automático de seis velocidades e bancos de couro. Até então, as versões LT tinham opções mais baratas com câmbio manual e bancos de tecido, que foram eliminadas.
O que diferencia as duas versões são alguns itens exclusivos da LTZ, de topo, como sensor de chuva, air bags de cortina, sistema start-stop, sistema MyLink com navegador e acabamento de bancos e painel em duas cores. Os preços sugeridos não devem destoar muito dos praticados atualmente – a marca garante que a adição do OnStar não vai encarecer o modelo.