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Nissan Vision do GT6 estará no Japão
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Nissan Vision do GT6 estará no Japão

Modelo com dianteira remodelada e nova cor externa será a estrela da marca durante salão japonês

05 de out, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Nissan Vision do GT6 estará no Japão
A Nissan vai revelar durante o Salão de Tóquio, que ocorre ao final do mês, no Japão, uma versão atualizada do Concept 2020 Vision. O conceito foi desenvolvido pela equipe de design europeia da marca japonesa para ser uma das estrelas do videogame Gran Turismo, e junta-se à lista de outros 148 diferentes veículos da marca que já fizeram parte da série de jogos nos últimos anos.

No estande da marca durante a mostra japonesa, o protótipo aparece com frente remodelada. A grade está ligeiramente maior e a cor externa da lataria passou de cinza para vermelho. Nas fotos divulgadas pela montadora é possível ver mais detalhes do supercarro (confira a galeria abaixo).

Gran Turismo. O popular jogo completou 15 anos em 2013 e para celebrar a data, seu criador, Kazunori Yamauchi, pediu a estúdios de design por todo o mundo para criar um carro-conceito com o tema “Vision Gran Turismo”. Assim surgiu o Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo. Mas o modelo não é apenas uma fantasia dos designers da empresa. Segundo a Nissan, o estilo do Concept 2020 revelou ter tanto potencial que um time de engenharia em Atsugi (Japão) já estuda aplicar algumas soluções para um futuro esportivo – mais provavelmente a próxima geração do GT-R, programado para estrear em 2016

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.