De acordo com a entidade, o ESP será fundamental para a redução de acidentes. Além disso, o item faz com que umveículo ganhe quatro ou cinco estrelas nos testes de colisão feitos pelo Latin NCAP. A ideia é coletar assinaturas nowww.proteste.org.br/carrosobcontrole e pressionar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A pedido do Proteste foram feitos testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com o controle eletrônico de estabilidade e outro sem o sistema. Tudo para comprovar a importância do componente.No primeiro teste, um piloto profissional fez um desvio de emergência a 70 km/h e no veículo sem o controle eletrônico de estabilidade, ele teve dificuldade para controlá-lo e por no chão, após levantar a roda. Ou seja, se não fosse um profissional, teria capotado. Já o modelo com o sistema permitiu que assumisse o carro no momento da ocorrência dos movimentos de descontrole, evitando a derrapagem.
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No segundo teste, um “slalom”, em que é provocada uma instabilidade no carro para avaliar o seu comportamento, o controle de estabilidade também se mostrou essencial. Ele perde somente para o cinto de segurança quanto a item mais importante de segurança.