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Renovar a CNH é fácil e rápido
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Renovar a CNH é fácil e rápido

Serviço parte de R$ 116,58 e pode ser feito nas unidades do Detran ou postos do Poupatempo

27 de jan, 2016 · 7 minutos de leitura.

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 Renovar a CNH é fácil e rápido
Nos postos do Detran, prazo para emissão da nova CNH é de três dias úteis

Poucos motoristas, sobretudo os que não guiam profissionalmente, sabem a data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Renovar o documento é simples e rápido – em torno de 24 horas se o solicitante optar pela retirada nos postos do Poupatempo. Nesse caso, o custo é de R$116,58 (a entrega em domicílio custa R$ 11).

O documento é válido por cinco anos para quem tem até 65 anos de idade – acima disso o prazo cai para três anos. Mas o motorista pode continuar guiando por até 30 dias corridos após a data de expiração.

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Para pleitear a renovação da CNH, é preciso estar com o prontuário em situação regular. Em caso de suspensão, o motorista deverá primeiro fazer a regularização da carteira antes de pedir a nova.

O pedido pode ser feito nas unidades do Detran-SP ou nos postos do órgão no Poupatempo. Em qualquer dos casos, o passo a passo é o mesmo.

O Detran-SP envia aos cadastrados no site detran.sp.gov.br um alerta sobre o vencimento da CNH.


Quem for pego com o documento vencido fica sujeito a sete pontos no prontuário, multa de R$ 191,54, apreensão da carteira e retenção do veículo até a chegada de um motorista habilitado.

Confira mais detalhes e o passo a passo a seguir.

QUANDO
É possível pedir o novo documento no máximo 30 dias antes da data de vencimento. Solicitações com antecedência superior a essa só são admitidas em casos excepcionais, como viagens ao exterior, mediante comprovação por meio da apresentação de passagem aérea, matrícula em curso ou documento de vínculo profissional em outro país.


ONDE
Em unidades do Detran-SP ou no Poupatempo. O pedido deve ser feito no mesmo município onde a CNH está registrada. Se o motorista mudar de cidade ou Estado, deve transferir a CNH para o novo local de residência atual, mediante pagamento de taxa de R$ 77,72.

AGENDAMENTO
Antes de se deslocar até a unidade de atendimento escolhida, o primeiro passo é agendar uma data e horário pela internet, por meio do site do Detran-SP, e imprimir o respectivo protocolo. No dia marcado, é preciso levar os documentos solicitados. Durante a visita, serão colhidas digitais, foto e assinatura do postulante.

PROVA TEÓRICA
Motoristas habilitados antes de 22 de novembro de 1969 que não renovaram a CNH a partir de 22 de novembro de 2005 têm de fazer uma prova teórica sobre direção defensiva, primeiros socorros e legislação. Para se preparar, o interessado pode fazer um curso em autoescola ou estudar sozinho, por meio das apostilas disponíveis no site do Detran-SP. Será aprovado o candidato que acertar pelo menos 21 das 30 questões (de múltipla escolha).


EXAME MÉDICO
Deve ser feito por médico credenciado – a lista está disponível no site do Detran. O médico pode exigir, a seu critério, que o motorista passe por uma avaliação psicológica, também por profissional credenciado. Quem exerce atividade remunerada (motoristas profissionais) deve refazer essa avaliação em todas as renovações.

CUSTO
A taxa de emissão da CNH, de R$ 38,86, deve ser paga no Banco do Brasil, Bradesco ou Santander (há posto bancário no Poupatempo). O exame médico sai a R$ 77,72 e o psicológico (se exigido), R$ 90,67 – o pagamento é feito diretamente ao médico. A taxa para receber o documento em domicílio é de R$ 11 e o prazo de entrega é de até sete dias úteis.

PRAZOS
Após ser aprovado nos exames e pagar as taxas, basta entregar os documentos no posto de atendimento onde a renovação foi solicitada. Na capital, o prazo para emissão da nova CNH é de até três dias. O interessado também pode retirar o documento pessoalmente no Detran ou mesmo no posto do órgão no Poupatempo onde fez a solicitação.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”