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Mercedes deverá ter superesportivo inspirado em carro de F1
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Mercedes deverá ter superesportivo inspirado em carro de F1

Líder da Fórmula 1, montadora estaria trabalhando em um modelo com motor de 1500 cv para concorrer com o que a Red Bull lançará em 2018

01 de set, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 Mercedes deverá ter superesportivo inspirado em carro de F1
Vision Gran Turismo pode indicar algumas diretrizes estéticas

Estão ganhando força na imprensa europeia os rumores de que a Mercedes-Benz está trabalhando em um “hipercarro”, nos moldes do AM-RB 001, que Aston Martin e Red Bull vão lançar em 2018. Assim como o modelo da parceria britânica, o da líder da Fórmula 1 será inspirado no modelo da principal categoria do automobilismo.

Durante o Grande Prêmio da Bélgica, no último fim de semana, um executivo da Mercedes confirmou ao site Top Gear que o “hipercarro” está em desenvolvimento. No início do ano, já haviam surgido rumores sobre um projeto de carro superesportivo da empresa, a ser desenvolvido pela divisão Mercedes-AMG para concorrer com LaFerrari, McLaren P1 e Porsche 918 Spyder, entre outros.

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Esse modelo pode trazer algumas características do protótipo Vision Gran Turismo. No entanto, outras fontes informam que o objetivo do carro é ser ainda mais potente que os superesportivos híbridos da concorrente. Para isso, usaria uma versão do mesmo motor 1.6 turbo V6 da Fórmula 1, com sistemas de recuperação de energia capazes de elevar a potência a até 1.500 cv.

Quanto ao visual, o Gran Turismo pode não ser a única possibilidade. Revistas britânicas já publicaram que, como o objetivo é ser quase um carro de competição homologado para as ruas, as linhas poderiam mesclar elementos vistos tantos no carro de F1 da Mercedes quanto nos protótipos da categoria LMP1 (a principal) da 24 Horas de Le Mans, tradicional corrida de longa duração na França.

Outras características esperadas para o “hipercarro” são portas do tipo “asas de gaivota”, uma tradição dos esportivos da Mercedes-Benz, e carroceria de fibra de carbono.


Também há rumores de que o desenvolvimento está bem avançado, com perspectiva de lançamento já no ano que vem. Isso porque, em 2017, a divisão AMG vai completar 50 anos, celebração que pode motivar o lançamento do “hipercarro”.

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.