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Um novo jipe para uso militar
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Um novo jipe para uso militar

De volta às suas origens no segmento militar, a marca Jeep apresenta pela primeira vez na América Latina sua linha de veículos J8. Baseado no modelo de duas portas, Troopie é equipado até com um sistema de proteção contra capotagem

11 de abr, 2011 · 3 minutos de leitura.

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 Um novo jipe para uso militar

De volta às suas origens no segmento militar, a marca Jeep apresenta pela primeira vez na América Latina sua linha de veículos J8. Apresentado pela JGMS (Jeep Governament & Military Sales), divisão da marca Jeep dedicada a vendas militares e ao governo, o modelo estará na LAAD 2011 – a maior feira de defesa e segurança da América Latina, que acontece de 12 a 15 de abril, no Rio de Janeiro.


Jeep para transporte de pessoas e carga
Uma das versões apresentadas na LAAD 2011 é o J8 Troopie. Baseado no modelo de duas portas, o Troopie é equipado com um sistema de proteção tubular contra capotagem, que permite melhor flexibilidade ao operar em terrenos acidentados, melhorando a proteção aos passageiros e aumentando o espaço.

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Seu teto elevado proporciona maior conforto para o motorista e ocupante do assento dianteiro, assim como para até seis passageiros na traseira.


O motor turbodiesel de 2,8 l gera 196 cv, com consumo de combustível estimado em 8,9 litros para 100 km, considerando trechos não urbanos.

A carga útil de 1.164 kg e a capacidade de reboque de 3.500 kg, tornam o J8 um veículo bastante flexível para frotas militares. Está também disponível o kit PEK (Payload Enhancement Kit) capaz de elevar a carga útil do veículo para 1.664 kg.


Tecnologia de blindagem
A JGMS também apresentará sua tecnologia de blindagem estampada a quente. A empresa molda todos os painéis do veículo em aço balístico, substituindo o corpo original do J8 por uma célula blindada.

Esta tecnologia inovadora diminui o risco de penetração de projéteis, sem contudo elevar muito nem o peso, nem o custo do veículo. As portas de aço balístico são montadas diretamente sobre pilares de aço reforçado, eliminando problemas de folga na montagem das portas.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.