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Serviço: limpeza do teto solar evita defeitos
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Serviço: limpeza do teto solar evita defeitos

Para conservar o teto solar, cuidados simples, como a limpeza regular são os mais importantes. Isso aumenta a durabilidade dos componentes do sistema, que tem função de iluminar a cabine, mantendo-a arejada. Em caso de pane, o conserto é caro

15 de mar, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Serviço: limpeza do teto solar evita defeitos

MARCELO FENERICH

Para conservar o teto solar, cuidados simples, como a limpeza regular são os mais importantes. Isso aumenta a durabilidade dos componentes do sistema, que tem função de iluminar a cabine, mantendo-a arejada. Em caso de pane, o conserto é caro: pode passar dos R$ 1.500 em oficinas da cidade.

De acordo com o proprietário da Fufão Teto Solar (2781-9241), oficina especializada da zona leste, Rogério Elias Zurdo, o principal inimigo do teto solar é a sujeira. “O acúmulo pode causar o endurecimento do sistema e sua consequente quebra.”

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Ele diz que não se deve usar graxa após a limpeza. “Ela causa o ‘endurecimento’ dos componentes por reter sujeira. Deve-se lubrificar as peças com vaselina ou lubrificante spray.”

Segundo Zurdo, os itens que mais sofrem desgaste prematuro são o ligamento do cabo espiral com o carrinho, conhecido por ponteira, e a engrenagem do motor. Um defeito comum é o entupimento dos dutos de escoamento de água.

Em sua oficina, a limpeza do sistema, com lubrificação, custa de R$ 250 a R$ 400, e a ponteira, de R$ 600 a R$ 1.400. “No caso do motor, se o conserto for possível, os preços variam de R$ 600 a R$ 900, dependendo da peça. A troca vai de R$ 800 a R$ 1.600.”


O sócio-proprietário da Fall Car (3663-1516), no centro, Luiz Alberto Bueno, afirma que o mau uso do teto solar também faz com que os componentes se danifiquem prematuramente. “O manual do veículo explica que o item não pode ser aberto ou fechado com o carro em movimento, apenas basculado. O golpe de ar pode entortar as peças”, ensina. “ Se o sistema for de estágios, opere um por vez. E não utilize o alarme para abrir e fechar o vidro, ele desregula sua memória interna.”

Em sua oficina a limpeza custa de R$ 120 a R$ 300. O preço da ponteira vai de R$ 300 a R$ 1.500 e o conserto do motor, de R$ 180 a R$ 280. O novo sai por R$ 1 mil.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.