Nícolas Borges
Há 70 anos, começava a trajetória do Jeep. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, as forças armadas dos Estados Unidos avisaram as montadoras locais que estavam interessadas em um novo “veículo leve de reconhecimento”. American Bantam e Ford fizeram suas propostas, mas quem venceu a concorrência foi a Willys-Overland.
O utilitário nasceu em 1941 como Quad, mas depois seria rebatizado de MA e, em seguida, MB. Patenteado pela montadora depois da guerra, o nome Jeep foi popularizado pelos soldados, mas sua origem nem a Chrysler, dona atual da marca, sabe. Há duas versões: a da abreviação de General Purpose (uso geral, em português), a vocação do carro (GP em inglês se lê “gi pi”) e a do personagem Eugene The Jeep, da turma do Popeye, dos quadrinhos.
Pressentindo o potencial de mercado, a Willys lançou o CJ-2A, versão civil do modelo, em 1945. Em 1949 houve algumas mudanças e o Jeep passou a ter o código CJ-3A. No Brasil, ele começou a ser feito em 1957, no modelo CJ-5, ou Universal, até 1983.