Rafaela Borges
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A Nissan chamou a atenção na semana passada com o comercial “Alvos”, em que ataca Chevrolet, Fiat e Honda ao comparar o Livina aos modelos das rivais. O publicitário Murilo Moreno, diretor de Marketing da fabricante, fala ao Jornal do Carro sobre a polêmica propaganda, que foi suspensa pelo Conar a pedido da GM.
Como surgiu a ideia de fazer a propaganda citando as “derrotadas” concorrentes?
Somos uma marca pequena no Brasil, mas temos uma linha, a Livina (cinco e sete lugares) que ganhou cinco prêmios de publicações especializadas (inclusive do JC). Então, decidimos explorar isso s para mostrar que nosso veículo é melhor que os dos rivais.
O objetivo foi alcançado?
Sim. A propaganda virou uma febre no twitter e no YouTube. Também foi muita vista nos EUA. O resultado está aí.
E quanto às vendas?
Também lançamos outro comercial agressivo, o “Desafio Livina”, em julho. Até aquele mês, a linha vendia cerca de 700 unidades por mês. Em setembro, registrou 1.500 emplacamentos.
Vocês continuarão com campanhas agressivas, usando concorrentes como alvos?
Sim. Estamos preparando outros movimentos e manteremos a postura agressiva adotada.
Em outros países, são comuns os comerciais utilizando a imagem de outras fabricantes?
Sim, são muito comuns nos EUA. E a Nissan já fez um comercial assim na Inglaterra.