Desde 2006, o Jornal do Carro elege os melhores carros do Brasil. Ao longo dos anos, nossa eleição passou por algumas mudanças. Inicialmente, incluía apenas carros nacionais; em seguida, passou a considerar argentinos e mexicanos.
Nas eleições seguintes, passaram a constar na lista todos os carros com valor até R$ 100 mil e, por fim, começamos a considerar todos os veículos à venda no País.
A edição de 2014 tem 19 categorias. As novidades são os modelos preparados por divisões de montadoras (carros de passeio e utilitários-esportivos).
Os vencedores serão revelados na edição de 27 de agosto, na qual você também saberá qual é o “Carro do Jornal do Carro”, o melhor entre todos os eleitos.
Foram levados em consideração critérios como diversidade da gama, espaço, conforto, dirigibilidade, desempenho, preço, equipamentos e adequação ao mercado, entre outros. Além disso, como cada segmento tem sua particularidade, alguns quesitos ganharam mais importância do que outros de acordo com a categoria.
Em uma perua, por exemplo, espaço é primordial, enquanto o desempenho é o que mais vale entre os veículos preparados. Nos hatches de entrada, os custos são fundamentais.
Nas categorias definidas pela faixa de preço, o que vale é a tabela da versão de entrada do veículo.
Abaixo, confira a lista de finalistas. São dois carros por categoria.
1 – Hatch compacto de entrada
Hyundai HB20
Volkswagen UP
2 – Hatch compacto premium
Ford Fiesta
Peugeot 208
3 – Hatch médio até R$ 70 mil
Chevrolet Cruze Sport6
Volkswagen Golf
4 – Hatch médio acima de R$ 70 mil
BMW Série 1
Audi A3
5 – Sedã compacto de entrada
Hyundai HB20S
Volkswagen Voyage
6 – Sedã compacto premium
Fiat Linea
Ford Fiesta
7 – Sedã médio até R$ 80 mil
Toyota Corolla
Citroën C4 Lounge
8 – Sedã médio acima de R$ 80 mil
BMW Série 3
Audi A3 Sedan
9 – Sedã grande até R$ 200 mil
Ford Fusion
Hyundai Azera
10 – Sedã grande acima de R$ 200 mil
Mercedes-Benz Classe E
Jaguar XF
11 – Perua
VW Passat Variant
VW SpaceFox
12 – Monovolume/Minivan
Fiat Idea
Honda Fit
13 – Carro de passeio preparado
Audi RS7
Mercedes-Benz E63 AMG
14 – Utilitário-esportivo até R$ 75 mil
Chevrolet Tracker
Ford EcoSport
15 – Utilitário-esportivo acima de R$ 75 mil até R$ 150 mil
Honda CR-V
Volkswagen Tiguan
16 – Utilitário-esportivo acima de R$ 150 mil
Land Rover Range Rover Evoque
Land Rover Freelander
17 – Utilitário-esportivo preparado
Audi RS Q3
BMW X6M
18 – Picape compacta
Fiat Strada
Volkswagen Saveiro
19 – Picape média
Volkswagen Amarok
Ford Ranger
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.