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Honda revela versão final do novo Civic Si
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Honda revela versão final do novo Civic Si

Nova geração do Honda Civic Si é a primeira com motor turbo, um 1.5 de 205 cv e 26,5 mkgf

06 de abr, 2017 · 4 minutos de leitura.

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 Honda revela versão final do novo Civic Si
Nova geração do Civic Si estará disponível nas versões sedã e cupê

A Honda acabou com o segredo e revelou oficialmente a nova geração do Civic Si. É a primeira vez que o esportivo intermediário do Civic (o esportivo máximo é o Type-R), que será oferecido nas opções Coupé e Sedã, tem motor turbo. O modelo será uma das atrações do Salão de Nova York, nos Estados Unidos, de 14 a 23 de abril.

Essa geração, que a Honda promete ser a com melhor dirigibilidade e a mais ágil de todas do Si, tem motor 1.5 turbo, o mesmo da versão Touring oferecida no Brasil, mas com nova calibragem para entregar 205 cv e 26,5 mkgf. O ápice da potência e do torque vêm entre 1.300 rpm e 2.300 rpm mais cedo, respectivamente.

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Na estrutura, o Civic Si 2017 recebeu barras estabilizadoras mais rígidas (30% na frente e 60% atrás), molas mais duras com mudança no passo entre os elos, sistema de amortecedores adaptativos, diferencial com deslizamento limitado, novos freios com discos de 12,3 polegadas na frente e pneus mais largos, de medidas 235/40 R18. A direção elétrica tem relação variável para entregar uma resposta mais precisa.

O Civic Si tem dois modos de condução: Normal e Sport. Na Sport, o ajuste dos amortecedores, direção e acelerador são alterados para uma condução mais agressiva, ficando com resposta mais direta.

No visual, o carro que foi apresentado como um conceito durante o Salão de Detroit, no início do ano, não mudou mantendo as linhas esperadas, incluindo o aerofólio na tampa do porta-malas, rodas de 18 polegadas e saída de escape central com formato de polígono.


Por dentro, o carro é o mesmo que as versões convencionais. As poucas modificações são os pedais de alumínio com pequenos enxertos de borracha, os bancos semi-esportivos com o logo Si e a costura na cor vermelha nos assentos, volante e manopla de câmbio.

Nos Estados Unidos, o preço será de cerca de US$ 25 mil, em torno de R$ 78 mil. Hoje, a geração anterior do Si, ainda a venda no Brasil apenas na versão Coupé, custa R$ 132.100.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.