CHEVROLET SPIN
Problemas de acabamento
Comprei um Spin zero-km e, no terceiro mês de uso, o carro começou apresentar barulho no forro interno e trepidação nos vidros da parte traseira. Levei o Chevrolet seis vezes à concessionária e guardei as ordens de serviço. Mas o técnico da autorizada, ao examinar o veículo, disse apenas que esses problemas eram características do modelo. Procurei o Procon para tentar desfazer de forma amigável a compra do Spin, pois não dá para conviver com todo esse barulho. Porém, o órgão não resolveu meu problema e me orientou a ajuizar uma ação judicial.
Alexandre Santiago, CAPITAL
Chevrolet responde: transmitimos ao cliente os esclarecimentos cabíveis ao caso.
O leitor confirma que foi procurado pela montadora, mas diz que os ruídos do carro não foram eliminados. Ele pretende buscar auxílio na Justiça.
Advogado: o leitor pode obter a avaliação de uma oficina especializada. Se o parecer for no sentido de que os ruídos e trepidações não são características normais do veículo, ele pode pedir na Justiça a troca do produto, em razão da falta de reparo adequado, ou então realizar o conserto por conta própria e pedir o ressarcimento dessa despesa posteriormente.
KIA CERATO
Motor fundido duas vezes
Comprei um Kia Cerato novo. Com apenas 16.179 km, o motor fundiu e o carro foi guinchado para a concessionária, de onde só saiu após quatro meses. Dois meses depois, após ter rodado apenas 561 km, o incidente se repetiu. Quarenta dias mais tarde, a concessionária ainda não havia oferecido uma solução e apresentamos notificação extrajudicial à montadora. Faz um ano e nove meses que a Kia vem empurrando o problema, entrando com recursos e mais recursos para não cumprir com seus compromissos. Pergunto: onde estão os direitos do consumidor?
José Hilário Oliveira Nunes, CAPITAL
Kia responde: como o caso está na Justiça, a Kia só se manifestará após o fim do processo.
O leitor diz que está pedindo na Justiça o cancelamento da compra, com a devolução do valor pago, mais correção monetária.
Advogado: de fato, quando o mesmo problema reaparece após uma intervenção ineficaz da montadora, o caso é de troca do veículo ou cancelamento da compra, com a devolução do valor pago, não de realização de novo reparo. Vale lembrar que, em caso de defeito sério em componente essencial do carro – como no caso concreto, em que o motor do automóvel do leitor fundiu –, a empresa é obrigada a trocar o veículo ou cancelar o negócio de imediato, não tendo nem mesmo o direito oferecer um conserto em até 30 dias.
FORD FIESTA
Trepidação no câmbio
Meu Fiesta apresentou trepidação no câmbio automatizado Powershift. Foram cinco meses brigando com a Ford até que o kit de embreagem fosse trocado. Seis meses depois, o problema reapareceu e a concessionária constatou a necessidade de uma nova substituição do componente. Como o consultor disse que seriam necessários dois meses de espera, fiz contato com a central de atendimento da Ford, na esperança de agilizar o processo. Porém, o funcionário dessa central é um mero atendente de telemarketing, com respostas prontas e incapaz de dar uma informação técnica ou direcionar a chamada para alguém que resolva o problema. Gostaria da ajuda de vocês, pois está desgastante essa história de ter de levar o carro à autorizada a cada seis meses.
Carolina Aleoni Arruda, CAPITAL
Ford responde: caso resolvido.
A leitora diz que a embreagem foi trocada novamente e, por ora, a trepidação não voltou.
Advogado: a lei garante à montadora o direito de consertar o carro defeituoso, antes de ter de trocá-lo. Nesse caso, porém, pressupõe-se que o reparo seja eficaz e definitivo. Quando o cliente é obrigado a voltar repetidas vezes à oficina por causa do mesmo problema, o caso passa a ser de troca. Se recorrer à Justiça para esse fim, o consumidor pode obter liminar obrigando a empresa a lhe fornecer carro reserva, a ser usado até decisão final do processo.