As notícias de fraudes em testes de emissões nas empresas do Grupo Volkswagen ainda continuam aparecendo. Desta vez, as acusações recaem sobre Audi e Porsche.
Segundo a Automotive News, o Ministério dos Transportes alemão acusou as duas marcas de burlarem os testes de emissões. A novidade é que desta vez a suspeita recai sobre o sistema de direção.
As autoridades alemãs estão investigando para tentar descobrir se as marcas utilizaram algum programa que detecte se o carro está sendo submetido a testes de emissões.
Há a suspeita de que os veículos emitem pouco quando o volante não é movimentado, o que sugeriria um ciclo de teste em laboratório, com o carro funcionando sobre dinamômetro.
No entanto, caso a direção esteja sendo esterçada num ângulo superior a 15 graus, o sistema entenderia que o automóvel não está sob testes, situação em que a emissão de óxido de nitrogênio aumentaria.
No caso da Audi, a suspeição recai sobre algumas versões do A7 e do A8. Por e-mail à publicação, a Porsche negou as acusações: “Podemos confirmar que não estamos usando movimentos de direção com o objetivo de detectar ciclo de teste, e reagir a isso”.