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Chevrolet Cobalt 2018 ganha sistema Isofix
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Chevrolet Cobalt 2018 ganha sistema Isofix

Chevrolet Cobalt 2018 agora vem com luz de neblina e sistemas Isofix e Top Tether de série

Redação

21 de jun, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Chevrolet
Crédito:

A Chevrolet iniciou as vendas da linha 2018 do sedã Cobalt que passa a ter luz traseira de neblina e os sistemas de fixação de cadeirinha Isofix e Top Tether.

Tanto o Isofix quanto o Top Tether facilitam a ancoragem adequada da cadeirinha infantil, deixando o procedimento mais rápido e impedindo que o acessório se desprenda.

A luz de de neblina e os sistemas de fixação se juntam ao alerta de baixa pressão dos pneus, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), serviço de resposta automática em caso de acidente e botão de emergência (SOS) do sistema OnStar que já eram itens de série no três volumes.

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Além dos equipamentos de segurança, o Cobalt recebeu mais uma opção de cor: Cinza Satin Steel. Outra mudança para a versão 2018 é o reposicionamento dos logos de identificação do carro e da versão, que passam a seguir o padrão global da montadora.

A parte mecânica se manteve inalterada, com o motor 1.8 flexível de até 111 cv e 17,7 mkgf associado ao câmbio manual ou automático de seis marchas.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.