A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do deputado Pompeo de Mattos (PMDB-RS) que estabelece que as montadoras devem instalar um estepe idêntico aos pneus dos modelos nacionais e importados comercializados no País.
Isso significa que os estepes de uso temporário não poderão ser mais usados nos carros do País, caso o projeto vire lei.
O projeto tramitará em conjunto com o texto do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE). De acordo com a peça de Mitideri, os estepes que equipam os veículos hoje possuem dimensões e características diferentes dos que estão nas rodas originais.
Isso “prejudica sobremaneira a movimentação e a segurança do automóvel” e “pode trazer riscos elevados para os condutores e passageiros desses veículos”.
O projeto de lei também impõe que as montadoras paguem 10% do valor do veículo ao proprietário, caso o estepe e os outros pneus sejam diferentes. Agora, a proposta dever tramitar nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
1/15
Lavar o motor
A prática não é mais recomendada por engenheiros, pois pode danificar componentes elétricos e eletrônicos que ficam no cofre do motor. Se a sujeira incomodar, procure ajuda especializada.
2/15
Farol de neblina
Os faróis de neblina devem ser usados, como o nome diz, com neblina. Durante o dia, a lei agora pede que os faróis baixos sejam usados, portanto, eles não servem. À noite, são insuficientes para iluminar o caminho, já que têm luz mais fraca e difusa. Use-os sempre junto com os faróis principais. E não adianta colocar lâmpadas mais fortes, já que o facho do farol de neblina só faz criar um clarão incômodo e sem forma à frente do carro.
3/15
Spray no fundo do carro
Borrifar produtos químicos na parte de baixo do carro é uma prática antiga, que não é mais necessária hoje em dia. Esses produtos podem atacar a borracha de mangueiras e terminais de suspensão e direção, diminuindo sua vida útil. Se estiver muito sujo, ou for algo incômodo ao dono do carro, é melhor lavar com água em alta pressão mesmo.
4/15
Só água no radiador
Foi-se o tempo que era possível completar com apenas água o nível do radiador. A água da torneira pode contaminar o sistema, acelerando a corrosão dos componentes. Além disso, muitos motores trabalham a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, mesmo sob pressão no sistema de arrefecimento. Assim, um aditivo é indispensável ao funcionamento do propulsor.
5/15
Passar na lombada freando
Se não deu tempo de frear o suficiente para passar numa lombada, evite transpô-la com o pé no freio. Reduza o quanto for possível antes, mas alivie o pé ao passar pelo obstáculo. Isso vai levantar a frente do carro e evitar raspões piores na parte de baixo do motor. Respire fundo e deixe a suspensão trabalhar.
6/15
Não misturar gasolina e etanol no tanque
Há um mito de que não se pode misturar grandes quantidades de gasolina e etanol no tanque do carro. Isso não é verdade, visto que os sensores localizados na central eletrônica e as peças do sistema de combustível são todas preparadas para identificar e lidar com qualquer volume dos dois, permitindo que o carro funcione da melhor maneira possível
7/15
Ponto morto não economiza mais combustível
Ao contrário do que se diz a crença popular, da época dos carros com carburador, colocar o carro no ponto morto, como é popularmente conhecido, não ajuda a economizar combustível. O sistema de injeção eletrônica continua enviando combustível, mesmo assim. Para conseguir economizar, basta tirar o pé do acelerador e aí o carro vai entender que não está sendo requisitado e injetar apenas o necessário para manter o motor funcionando
8/15
Função do freio ABS não é reduzir espaço de frenagem
Há a crença de que os freios ABS ajudam a reduzir o espaço de frenagem. Isso pode até ocorrer, dependendo da situação, mas não é a sua função. O sistema evita o travamento das rodas em uma frenagem, permitindo ao motorista ter o controle do volante durante a operação e reduzindo o risco de acidentes.
9/15
Acelerar o carro antes de desligar
Acelerar o carro antes de desligar também é um mito que caiu com o carburador. Havia a prática em carros carburados para tentar facilitar a próxima partida ao deixar a gasolina ou etanol na linha de combustível, reduzindo o esforço da bomba para puxar. O problema é o combustível que fica no cilindro e não é queimado retira o fio de óleo que envolve os pistões, gerando maior atrito na próxima partida e desgastando mais as peças
10/15
Colocar o câmbio automático em neutro nas paradas
Ao contrário do mito, não é preciso colocar o câmbio em neutro nas paradas em semáforos. Ele não será sobrecarregado por, supostamente, querer acelerar enquanto você segura o veículo no freio. Enquanto o carro estiver ligado haverá lubrificação dos componentes e na verdade a troca de neutro para drive ou vice-versa o tempo todo, pode levar na verdade a um desgaste maior e prematuro dos tambores de acoplamento
11/15
Pneu novo na frente ou atrás?
Pneus novos na frente ou atrás? Muitos pensam que, se for necessário trocar apenas dois pneus (em vez dos quatro), é melhor instalá-los no eixo traseiro. O correto, porém, é colocar a dupla nova na frente, porque são as rodas direcionais, e onde normalmente está a tração e o maior peso.
12/15
Passar no radar em altíssima velocidade
Há quem diga que radares não conseguem detectar veículos em altíssima velocidade. Mas esse flagra feito pela Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, durante o fim de semana, prova o contrário: o registro mostra uma moto a 251 km/h.
13/15
Gasolina premium não aumenta potência do carro
Gasolina do tipo premium aumenta a potência do carro? Não, é mito. Há motores, principalmente os mais avançados, que funcionam melhor com combustível de maior octanagem (como no caso da premium). Mas ela apenas permite que o motor renda o seu máximo. Na maioria dos motores, não faz nenhuma diferença.
14/15
Não passe por lombadas na diagonal
Passar sobre lombadas na diagonal é melhor para o carro? Não, é mito. Esse tipo de manobra provoca uma torção desnecessária no monobloco do veículo, o que deve ser evitado. O melhor é passar com o carro na perpendicular, ou seja, com as duas rodas subindo na lombada ao mesmo tempo.
15/15
Câmbio manual x câmbio automáticos/automatizados
Câmbio manual é melhor para quem gosta de desempenho? Não, é mito. Atualmente, há sistemas automatizados com dupla embreagem, capazes de fazer trocas mais rápidas do que um piloto profissional conseguiria em uma transmissão manual.