Você entra no carro pela manhã, gira a chave por alguns segundos e nada. Tenta outra vez, sem sucesso. A cena, comum nos dias frios de inverno, pode ser evitada com alguns cuidados simples com a bateria do veículo. Isso porque o sistema pode não suportar o esforço extra exigido nas partidas a frio.
Gestor de tecnologia da DPaschoal, Leandro Vanni explica que é o calor do verão que deteriora mais as baterias. Porém, elas costumam apresentar problemas no inverno porque é nesse período que são mais exigidas na hora de ligar o motor.
A explicação é simples: com as temperaturas baixas, o óleo fica mais espesso, demandando maior esforço para girar o motor durante a primeira partida.
“Ao menor sinal de problemas, como ruídos ou dificuldades em ligar o carro, deve-se levá-lo à oficina para verificação”, explica Vanni. Se o componente estiver condenado, a única solução é a troca – a bateria nova para um Fiat Palio 1.0 custa cerca de R$ 360 no Empório das Baterias (3467-7122).
Algumas medidas simples no dia a dia ajudam a poupar o sistema e prolongar a durabilidade da bateria, que vai de três a quatro anos, em média.
Ligar o carro com o pé na embreagem, nos carros com câmbio manual, desacopla a transmissão do motor e alivia o sistema de partida do trabalho de girar também as engrenagens do câmbio, facilitando a tarefa.
Manter o tanquinho auxiliar da partida a frio sempre abastecido com gasolina nova também evita a “rateada” na hora de ligar o motor em dias frios, quando houver só etanol no tanque. Quanto mais rapidamente o carro “pegar”, menos trabalho o motor de partida precisará fazer e menos carga da bateria será utilizada.
Fique atento
Procure ajuda logo
Se o motor demora a pegar ou há ruídos no momento da partida, procure assistência para fazer uma verificação.
Pise na embreagem
Ligue o motor com o pedal da embreagem pressionado. Isso facilita o trabalho pois “alivia o peso” do sistema.
Lembre das luzes
Não deixe nada ligado e desligue quando for dar a partida. Isso vai prolongar a durabilidade da bateria.
Partida a frio
Quem abastece apenas com etanol deve manter o tanque auxiliar sempre com gasolina nova e de boa qualidade.