Primeira Classe

Porsche 911 tem vendas iguais às do JAC J3

Neste ano, tanto o Porsche 911 quanto o JAC J3 venderam apenas 80 unidades

Rafaela Borges

13 de jul, 2017 · 4 minutos de leitura.

porsche 911 preço brasil" >
Porsche 911
Crédito: Chegada da nova geração levou o carro a 175% de crescimento (Foto: Porsche)

A vida anda boa para a Porsche e péssima para a JAC. Neste ano, tanto o Porsche 911 quanto o JAC J3 tiveram 80 unidades vendidas no Brasil – de janeiro a junho.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

O mesmo número tem interpretações completamente diferentes para as duas montadoras. No caso da Porsche, estamos falando de um carro cujo preço inicial é de cerca de R$ 510 mil.


Além disso, o 911 tem versões que custam mais de R$ 1 milhão. Outro ponto a favor do Porsche é o crescimento que teve em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi de nada menos que 175%.

Isso num contexto em que a indústria de carros de luxo, como um todo, está caindo (leia aqui). A Porsche, aliás, é a única marca premium que cresce no Brasil.

A razão do amplo crescimento é a chegada da nova geração do 911. O esportivo ficou mais caro, mas também muito mais moderno e tecnológico – num segmento nada sensível a preço.


O J3, por outro lado, custa R$ 37.990. É mais barato que os modelos de mesmo porte – que, aliás, são os líderes do mercado.

Os carros com que o J3 deveria concorrer são Onix, HB20 e Ka, por exemplo. A marca chinesa, porém, vem há anos enfrentando problemas no Brasil.

De um início promissor, tendo Faustão como garoto-propagando, a marca foi vendo suas vendas despencarem. Várias concessionárias fecharam.


 

FATORES

As razões foram, entre outras, as políticas destinadas pelo Inovar-Auto (regime automotivo que está em fim de ciclo) aos importadores. Para uma marca de baixo custo, como a JAC, alta de imposto pesa bastante.


Outro fator importante é a defasagem do carro, que foi perdendo espaço diante da modernização dos modelos brasileiros desse segmento.

Por fim, o brasileiro, principalmente os que compram carros mais simples, são muito sensíveis a fatores como pós-venda e desvalorização. A JAC não conseguiu ainda a confiança desses clientes, que optam por marcas mais tradicionais ou, ao menos, mais mundialmente relevantes.

 


GALERIA: OS CARROS MAIS CAROS DO MUNDO

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.