Renault, Ford, Volkswagen, Peugeot e Fiat são as marcas com o pior nível de satisfação em pós-vendas, na opinião dos clientes do Brasil. A informação é de pesquisa realizada pela consultoria J.D. Power.
A empresa divulgou no último dia 26 a edição 2017 do estudo CSI, que avalia a satisfação dos clientes com pós-vendas no setor automobilístico. Das quinze marcas avaliadas, Renault, Ford, Volkswagen, Peugeot e Fiat foram as que obtiveram notas abaixo da média.
A montadora com o pior nível de satisfação é a Renault. Dos mil pontos possíveis de se obter na pesquisa, a marca somou 776. A Ford aparece em seguida na lista, com 776.
A Volkswagen somou 780 pontos, mesmo índice da Peugeot. A Fiat obteve 790 pontos. A média do mercado é de 791.
A pesquisa foi realizada com 4.585 proprietários de veículos, que compraram modelos zero-km entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016. Os participantes foram convidados a responder perguntas sobre os serviços de pós-venda da marca.
A coleta das informações, de acordo com a J.D. Power, ocorreu e fevereiro a maio de 2017.
NOVA LÍDER
Após anos de domínio da Toyota no ranking de satisfação com pós-vendas, a edição de 2017 revelou uma nova líder. Trata-se da Hyundai-Caoa, que somou 830 pontos.
A Hyundai-Caoa é responsável pela venda de modelos importados e dos produzidos em Anápolis (GO). Nessa lista, há Elantra e ix35, entre outros.
A Toyota, que já havia perdido o primeiro lugar na pesquisa de satisfação com vendas, obteve um empate com a Mitsubishi. Com 817 pontos, as duas marcas ficaram em segundo lugar.
Também apareceram com notas acima da média a Honda, a Hyundai-HMB (responsável pela linha HB20 e pelo Creta), a Kia, a Chevrolet, a Jeep, a Citroën e a Nissan.
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