Mesmo com o elevado nível de eletrônica a bordo dos carros, ainda há alguns pequenos reparos e verificações que podem ser feitos na garagem de casa. Eles podem ajudar a manter o veículo em perfeitas condições de uso e evitar gastos com visitas rápidas à oficina.
O funcionamento das luzes do carro pode ser verificado e corrigido com ferramentas simples e as lâmpadas corretas. Muitos modelos trazem no próprio manual as instruções para troca de lâmpadas, tanto das lanternas traseiras quanto dos faróis.
Se estiver em dúvida sobre a especificação correta da peça de reposição, tire a antiga e a leve à loja na hora de comprar uma nova.
Em geral, substituir as lâmpadas do carro não leva tempo e pede apenas um kit básico de ferramentas. Chaves de fenda e um alicate resolverão o problema.
No entanto, apenas faróis e lanternas com lâmpadas halógenas podem ser manipulados sem assistência especializada. No caso de luzes de xenônio ou LEDs, o proprietário deve procurar ajuda profissional, por causa da complexidade maior dos sistemas.
LIMPADORES
Outra função simples que pode economizar alguns trocados é a troca das palhetas dos limpadores de para-brisa. Eles são presos aos braços do sistema por clipes fáceis de tirar.
FLUIDOS
Aproveite também a garagem para verificar o nível do óleo do motor e do líquido de arrefecimento. Para o primeiro, com o propulsor frio, basta retirar a vareta de medição, limpá-la com um jornal (evite tecidos, pois podem deixar fiapos que contaminam o óleo) e colocá-la de novo no motor.
Quando a retirar novamente, a marca deverá estar entre os níveis de máximo e mínimo indicados. No caso de qualquer anomalia, procure logo um mecânico.
Já o líquido de arrefecimento pode ser monitorado pelo próprio reservatório, onde há as marcações de níveis. Verifique também esse sistema sempre com o motor frio.