Primeira Classe

Liderança do Renegade é ilusão

SUV mais vendido do Brasil em agosto, Renegade é apenas 6º nas vendas feitas para o consumidor final

Rafaela Borges

06 de set, 2017 · 4 minutos de leitura.

Jeep" >
Renegade
Crédito: Felipe Rau/Estadão

A liderança do Renegade no ranking de SUVs em agosto não dá para ser levado como sinal de que o carro está voltando a ganhar a preferência do consumidor final. Pelo contrário: o cliente brasileiro que compra carro em concessionária parece estar se afastando cada vez mais do carro.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

No ranking de varejo, que inclui apenas as vendas para o consumidor final, o carro foi apenas o sexto colocado no segmento de utilitários-esportivos. Sem o atacado, ele perdeu completamento o brilho.

Publicidade


As vendas no atacado são as feitas da montadora diretamente para empresas ou para pessoas com necessidades especiais, entre outros grupos. Há bons descontos, e essa modalidade depende mais das condições do contrato que do gosto do cliente – já que, na maioria das vezes, o carro não é para uso pessoal.

O alto volume de emplacamentos pode ter sido motivado pelas vendas diretas dos últimos exemplares da linha 2017. O Renegade acaba de chegar à gama 2018 com novidades.

Do total de suas vendas, apenas 40,5% foram feitas no varejo. Dos utilitários mais importantes do País, apenas um teve índice mais baixo que o do Renegade. Trata-se do Duster, com 38,8%.


 

VENDAS DE SUVS: RANKING DE VAREJO

O SUV mais vendido no varejo em agosto foi o HR-V, com 3.859 emplacamentos. No geral – atacado + varejo (veja na galeria abaixo), ele foi segundo colocado.


Do total de suas vendas, 87,3% foram no varejo. O segundo colocado nos emplacamentos provenientes de entregas ao consumidor final foi o Compass.

O Jeep teve 72,35% de suas vendas originadas no varejo. Nessa modalidade, foram 3.031 emplacamentos. O Creta ficou na terceira posição (2.801).

No quarto lugar, apareceu o Kicks (2.446), seguido pelo EcoSport (1.868).


O sétimo e o oitavos colocados foram grandes destaques no ranking de varejo. Essa modalidade representou 1.760 exemplares, ou 95,4%, dos emplacamentos do WR-V.

No caso do Tracker, que ocupou o nono lugar do ranking de varejo, foram 990 emplacamentos. O número representa 95,75% do total de suas vendas.

O ranking de varejo tem o Captur na décima posição. O Renault somou 847 unidades emplacadas.


 

VEJA TAMBÉM: VENDAS DE SUVS – RANKING GERAL (ATACADO + VAREJO)

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.