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Sandero e Logan reestilizados surgem na rede
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Sandero e Logan reestilizados surgem na rede

Imagens de patentes do Inpi mostram mudanças sutis na dianteira de hatch e sedã

Redação

27 de set, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Renault Sandero reestilizado
Crédito:

Depois da renovação do Duster, os compactos Sandero e Logan também terão novidades. Hatch e sedã serão reestilizados, com mudanças sutis na dianteira. As imagens do registro de patentes do Inpi, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, mostram como eles devem ficar.

A frente dos modelos deverá ficar parecida com a dos SUVs Captur e Koleos. A parte de baixo dos parachoques terá uma entrada de ar maior e o alojamento dos faróis de neblina deve mudar.

Por dentro, a dupla deve ganhar um sistema multimídia modernizado, com Android Auto e CarPlay. Air bags laterais e controle de estabilidade poderão equipar também os modelos 1.0.

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Os motores deverão ser mantidos, já que são recentes na linha. No entanto, as versões com motor 1.6 de 120 cv deverão ganhar o mesmo câmbio CVT que já equipa Duster e Captur com o mesmo propulsor.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.