A Tesla fez um movimento ousado ao internalizar a produção de bancos dos seus carros. O comum no setor automobilístico é que os bancos sejam produzidos por fornecedores externos, mas a complexidade do formato dos assentos do utilitário Model X fez até os fornecedores se atrapalharem.
Por isso, a marca resolver fazer ela mesma os bancos do Model 3, seu carro de maior volume. Só que agora, a medida pode voltar contra a própria Tesla. A marca não estaria com capacidade de atender à demanda pelo modelo. E um dos problemas seria justamente a incapacidade da fabricante de fazer bancos suficiente para todos os carros.
Um dos objetivos da Tesla é produzir nada menos que 500 mil carros por ano. No entanto, fontes ligadas à marca afirmam que o número não chegará nem perto disso.
A meta de produção para o Model 3 era de 1.500 unidades entre julho e setembro. A marca só conseguiu montar 260 carros nesse período. Ainda que a fala oficial da fabricante seja de que não há problemas com a linha de montagem, não há como não suspeitar de “gargalos” na cadeia produtiva.
Segundo especialistas, produzir os próprios bancos é uma decisão questionável. A tarefa demanda mão-de-obra especializada e tem pouco retorno. Por isso a maioria das fabricantes delega a terceiras. Tanto que analistas do setor indicam que logo a Tesla deve voltar atrás se quiser atingir os volumes de produção almejados.