No comparativo entre Compass e Equinox publicado hoje, o modelo da Chevrolet triunfou. Mas não se iludam. O modelo da Jeep não passou a ter um rival à altura para desafiá-lo no ranking de emplacamentos.
VEJA TAMBÉM
Em outras palavras, o Equinox não vai conseguir incomodar o Jeep Compass no ranking de vendas.
O Chevrolet mostrou ser uma opção melhor que o Compass entre os utilitários-esportivos médios na faixa de R$ 150 mil. Mas em vendas, a chegada do Equinox deverá fazer pouca diferença na vida do Jeep. Ou nenhuma diferença.
A própria Chevrolet informa que não pretende vender mais que 700 unidades do Equinox por mês. Ou seja: trata-se de um carro de nicho.
A VANTAGEM DO COMPASS
O Compass não é de nicho. Longe disso. A variedade de versões, que inclui dois motores e vários pacotes de equipamento, atende uma grande faixa de consumidores.
Com mais de 4 mil emplacamentos por mês, é o SUV mais vendido do País, à frente de todos os compactos, que são mais baratos. Para comparação, há pequenos SUVs que partem da casa dos R$ 70 mil.
Já o Compass mais barato começa em cerca de R$ 108 mil. Esse é o valor da versão Sport com o motor 2.0 flexível. Completo, o modelo se aproxima dos R$ 200 mil.
O Compass pode até não ser o melhor em todos os segmentos, mas disputa vários nichos, sempre com competência e contando com a boa reputação da marca Jeep.
O modelo que quiser derrotar o Compass terá de oferecer variedade e sua fabricante deverá ser criativa e inovadora.
POR QUE NÃO O EQUINOX?
Certamente, esse rival a altura não será o Equinox. O modelo da Chevrolet é muito vantajoso na versão escolhida pela marca, a Premier. Seu maior mérito, como está claro no comparativo, é o motor de 262 cv, algo raro nesse segmento.
A Chevrolet pode trazer uma versão menos equipada e mais em conta para tentar equilibrar o jogo com o Compass? Pode sim. Ainda assim, será pouco. Faltará diversidade, até porque não haverá o maior mérito do Jeep, o motor a diesel.
Outra possibilidade é o Chevrolet trazer o Equinox 1.4 turbo. Em minha opinião, seria um erro. O motor de pouco mais de 150 cv talvez deixasse o carro lento. Afinal, trata-se de um SUV bastante pesado.
E o CR-V, que chega no ano que vem? O modelo deverá trazer sete lugares, uma grande vantagem. E um bom motor de 190 cv. A própria Honda, porém, trata o novo CR-V como um carro de nicho. Ela sabe que não tem armas para conseguir os volumes do Compass. E não vai nem tentar.
Por fim, a Volkswagen terá um SUV médio. Ainda não se sabe nada sobre o carro, além de fato de que ele será feito na Argentina. Será esse o carro a desafiar a hegemonia do Compass.
VEJA TAMBÉM: COMPASS E EQUINOX EM DETALHES
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.