Você está lendo...
Faça você mesmo a revisão para as férias
Manutenção

Faça você mesmo a revisão para as férias

Listamos os principais itens do veículo que o próprio motorista pode checar antes de pegar a estrada

Thiago Lasco

20 de dez, 2017 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Crédito:

Já sabe para onde vai nas férias? Se a viagem for de carro, uma boa revisão antes de partir garante tranquilidade e evita paradas inesperadas. Afinal, o veículo provavelmente será submetido a esforços maiores que os do dia a dia: rodará carregado e em trajetos mais longos que o habitual.

Muitos itens podem ser checados pelo próprio motorista em menos de uma hora. Basta dar uma volta atenta ao redor do veículo, na garagem de casa mesmo, para verificar o funcionamento do sistema de iluminação e o estado dos pneus. Manchas no chão podem indicar vazamento de óleo e pedem manutenção preventiva.

Veja sugestões de sistemas que você mesmo pode checar sem ajuda de um mecânico:

Publicidade


1. MOTOR

Com o motor frio, verifique o nível de óleo e quanto falta (em quilômetros) para a próxima troca. Retire a vareta, limpe com um folha de papel (evite tecidos, que podem deixar fiapos e contaminar o lubrificante) e recoloque no tubo. Ao retirá-la novamente, a marca deverá estar entre os níveis de máximo e mínimo indicados. Em seguida, dê a partida com as janelas abertas para checar se há ruídos estranhos. Se houver, procure um mecânico de confiança.

2. LIMPADORES E PALHETAS


Limpe as borrachas das palhetas com um pano úmido, para evitar que risquem o para-brisa. Se estiverem ressecadas, faça a substituição (as peças são presas aos braços do sistema por clipes fáceis de retirar). Não esqueça de verificar se os limpadores estão funcionando corretamente e se o reservatório de água está cheio.

3. LUZES

Verifique o funcionamento dos faróis altos e baixos, das lanternas e das luzes de ré, de direção (pisca-piscas) e das placas. Lâmpadas queimadas podem render multas. Trocá-las normalmente requer apenas chaves de fenda e um alicate. Em caso de dúvida, veja instruções no manual do proprietário. Se não tiver certeza sobre a especificação da peça de reposição, leve a antiga à loja em que for comprar a nova. Atenção: apenas faróis e lanternas com lâmpadas halógenas podem ser manipulados sem assistência especializada. No caso de luzes de xenônio ou LEDs, procure um profissional.


4. FLUIDOS

Com o motor frio, verifique o nível do líquido de arrefecimento do radiador, pelas marcações no próprio reservatório, e complete se necessário. É importante que o tanquinho do lavador de para-brisa esteja cheio, pois na estrada o vidro costuma sujar mais, por causa de insetos e poeira. Acrescente à água um pouco de detergente especial. Jamais use detergente para lavar louça, que pode até manchar a pintura.

5. SEGURANÇA E DOCUMENTOS


Certifique-se de que triângulo de emergência e macaco estão no carro e familiarize-se com seu uso previamente. A falta desses equipamentos pode gerar multa e 5 pontos na CNH do motorista. Em caso de blitze, o carro pode ser apreendido se não estiver com a documentação em dia, ou se a habilitação do condutor tiver vencido há mais de 30 dias – isso gera multa e 7 pontos na CNH.

6. PNEUS

Atenção ao desgaste excessivo ou irregular das bandas de rodagem, que indica necessidade de troca do pneu. A pressão deve ser checada a cada 15 dias (uma etiqueta na porta ou na tampa do tanque de combustível indica a calibragem ideal conforme o tipo de utilização e carga). Esses cuidados devem ser tomados também com o estepe, que costuma ser esquecido.


 

VEJA TAMBÉM: DEZ CARROS ODIADOS PELO MECÂNICOS

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.