Nem Compass, nem HR-V, nem Renegade. Números preliminares apontam que, em março, o segmento de SUVs terá um novo líder. Trata-se do Nissan Kicks.
LEIA TAMBÉM
De 1º a 27 de março, o Nissan teve 4.499 emplacamentos. Faltando dois dias de emplacamentos para o encerramento do mês (28, e 29), tem cerca de 250 unidades de vantagem para o segundo colocado, o HR-V.
Confira o perfil da autora do blog no Instagram
O Honda somou 4.255 emplacamentos no período. Com essa desvantagem, dificilmente conseguirá ultrapassar o Nissan Kicks no fechamento do mês – embora ainda seja possível.
O Compass fecha a lista dos três mais vendidos. Ele somou 4.178 unidades vendidas de 1º a 27 de março. Porém, no acumulado do ano, ainda continua líder do segmento.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS ‘INJUSTIÇADOS’ DO BRASIL
1/9
Volkswagen Golf
Ele tem versões a partir de R$ 78.780, valor bem abaixo do cobrado pelo Cruze (líder do segmento) mais simples. Além disso, traz dois modernos motores turbo (1.0 e 1.4). Ainda assim, o Golf vendeu neste ano apenas 286 unidades, ante as 558 do Focus e as 1.150 do Cruze. O principal problema do VW é o preço das versões 1.4, rivais diretas do Cruze, que partem de altos R$ 109.730.
2/9
Ford Fiesta
O Fiesta já foi o Ford mais vendido do País, mas acabou perdendo espaço para o Ka e para a má-fama do câmbio Powershift. Agora, o carro mudou. Ele manteve o câmbio, o que pode não ter sido uma boa ideia, mas ganhou mais sofisticação, além de uma moderna central multimídia. Mesmo com atributos para fazer frente à Polo, Argo e cia, o hatch premium está muito atrás em vendas. Ele registrou neste ano 2.859 emplacamentos, ante os 11.574 do Polo.
3/9
Volkswagen Amarok
É a picape com a melhor dirigibilidade do segmento, e também a mais confortável. Ainda assim, perde feio para Hilux e S10. Este ano, ao menos, a Amarok conseguiu ultrapassar a Ranger, outra injustiçada do mercado. Isso, porém, pode ter sido reflexo da pré-venda da nova versão V6. É preciso esperar os próximos meses para saber se ela conseguirá manter o ritmo. Em 2018, a Amarok somou 2.383 emplacamentos, ante os 5.085 da Hilux e os 4.695 da S10.
4/9
Peugeot 2008
O Tracker conseguiu entrar na briga pelas posições intermediárias do ranking de SUVs. O 2008, que até o ano passado disputava com ele os últimos lugares, ainda não. Uma injustiça grande, pois trata-se de um carro com excelente modernidade, muita tecnologia e preço extremamente competitivo. Ele parte de R$ 72.990. O fato de não ter câmbio automático na versão de topo depõe contra o 2008, mas, pelo menos, no ano passado ele trocou a transmissão de quatro pela de seis velocidades na combinação com o 1.6 aspirado. Assim, ficou bastante equivalente ao Nissan Kicks, um dos sucessos do mercado (segundo SUV compacto mais vendido em 2018). Neste ano, tem 1.282 emplacamentos, ante os 4.165 do Tracker, 6.788 do Kicks e 7.474 do líder dos compactos, HR-V.
5/9
Volkswagen Up!
Ele é o melhor carro entre os modelos de entrada disponíveis no Brasil. Seus motores são modernos e econômicos, e ele tem nota alta em testes de segurança. Porém, neste ano, o Up! somou somente 3.353 emplacamentos, ante os 8.006 do Mobi e os 7.235 do Kwid.
6/9
Nissan Sentra
Muito econômico e com ótimo custo-benefício (parte de R$ 82.900), o Sentra já foi um sedã médio bem vendido, mas agora não consegue mais acompanhar os líderes. Neste ano, somou apenas 581 emplacamentos, ante os 3.315 do vice-líder, Cruze. O Corolla tem tanta vantagem que parece fazer parte de outro segmento (8.354 unidades vendidas neste ano).
7/9
Citroën C3
Aqui, a lógica é a mesma do irmão Peugeot 208. São dois carros bons, com ampla tecnologia, econômicos nas versões 1.2 de três cilindros e bom custo-benefício. Além disso, ganharam recentemente o bom câmbio automático de seis marchas. Porém, assim como Fiesta, não conseguem acompanhar o Polo. O C3 somou 1.210 emplacamentos neste ano e o 208, 1.315.
8/9
Nissan March
É um dos carros mais econômicos do Brasil, e tem excelente agilidade na versão com motor 1.6. Porém, ele nunca foi páreo para os hatches compactos mais vendidos do País, especialmente seus rivais diretos Onix e HB20. Este ano, o March teve 2.040 unidades vendidas, ante as 14.799 do HB20 e as 28.855 do Onix.
9/9
Volkswagen Jetta
O caso aqui é diferente do que ocorre com o Sentra, pois o Jetta vende bem melhor. Porém, mesmo com todos os atributos para enfrentar Corolla, Civic e Cruze, ele está longe dos rivais em vendas. O Jetta é espaçoso, tem dirigibilidade exemplar, ótimo câmbio e os motores mais modernos do segmento. Além disso, sua versão mais forte entrega 211 cv. Porém, neste ano o Jetta teve somente 1.099 unidades emplacadas, ante as 2.870 do Civic e as 3.315 do Cruze.
Desde que foi lançada a versão brasileira do Kicks, em meados do ano passado, o carro vem escalando o ranking. Desde o início do ano, já aparece na terceira posição do segmento de SUVs. Com isso, deixou o Hyundai Creta para trás.
O modelo, apesar de ter um motor fraco para o segmento (114 cv), se destaca por diversos fatores. O espaço interno é bom, o acabamento da cabine chama a atenção e o visual é bastante marcante.
Além disso, o Nissan Kicks tem bom custo benefício. Ele parte de R$ 72.990, ante os quase R$ 80 mil do HR-V – referência no segmento dos compactos, já que o Compass é médio e começa em cerca de R$ 110 mil.
DANÇA DAS CADEIRAS
Os dados preliminares também apontam uma “dança das cadeiras” no ranking de SUVs em março. O Renegade, que até o fim da quinzena estava na liderança, não conseguiu manter a posição.
Segundo fontes, ele teve um início muito forte por causa de um forte trabalho de vendas diretas no início do mês. Porém, o Jeep já tem a quarta posição garantida.
Isso porque somou, de 1º a 27 de março, 3.919 emplacamentos. É uma ampla vantagem ante o quinto colocado, Creta, que tem até agora 3.301 unidades vendidas.
O Hyundai, aliás, está mesmo mostrando que perdeu a força neste início de ano. Terceiro SUV mais emplacado em 2017, ele começou 2018 perdendo a posição para o Nissan Kicks. Agora, também fica atrás do Renegade.
A briga pelo sexto lugar está acirrada. Até a primeira quinzena, ele era do Tracker. Agora, é do EcoSport.
O Ford soma até agora 2.377 emplacamentos. O Chevrolet tem 2.222 e aparece na sétima posição.
O oitavo lugar é do Captur, com 1.185 exemplares emplacados. O Duster aparece em oitavo, com 1.084.
Outro SUV que está perdendo força é o WR-V. O pequeno Honda chegou a ser o sexto mais vendido em 2017. Agora, caiu para a décima posição. Ele tem 1.039 emplacamentos.
Ainda é possível que ultrapasse o Duster. No entanto, dificilmente ficará à frente do Captur com a soma dos emplacamentos de 28 e 29 de março.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.