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Audi confirma produção de modelos híbridos na linha RS
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Audi confirma produção de modelos híbridos na linha RS

Gerente de produto do Audi RS5 não especificou quais modelos estão na lista

Redação

09 de abr, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Audi/ Divulgação
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A Audi confirmou que vai produzir modelos híbridos na linha RS. A informação foi revelada pelo gerente de produto do Audi RS5, Anthony Garbis, em entrevista ao portal Car Buzz durante o Salão de Nova York.

Garbis não especificou quais modelos estão nesta lista, mas afirmou que chegarão ao mercado “muito em breve”. Apesar do mistério, não seria surpresa que a próxima geração do Q8 recebesse uma versão híbrida, já que seu conceito possui eletrificação.

Ele carrega um TFSI de 3,0 litros e seis cilindros com um compressor elétrico, com capacidade de gerar 482,6 cv de potência. O conceito atinge 100 km/h em 4,7 segundos, com velocidade máxima de 275 km/h.

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Além da Audi, a BMW e a Mercedes-AMG também estão planejando a produção de modelos híbridos em um futuro próximo. O primeiro a chegar pode ser a próxima geração do C63.

 

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.