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BMW revela primeira imagem do conceito iNEXT
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BMW revela primeira imagem do conceito iNEXT

Produção do modelo elétrico começará daqui a três anos na Alemanha

Redação

17 de mai, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Conceito BMW iNEXT
Conceito BMW iNEXT/ Crédito: BMW/ Divulgação
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A BMW revelou uma prévia do conceito iNEXT, símbolo da próxima geração de veículos totalmente elétricos da marca. O modelo será apresentado até o fim do ano e sua produção começa a partir de 2021 na fábrica de Dingolfing, na Alemanha.

Ao mostrar a primeira imagem do conceito, o CEO da BMW Harald Krüger afirmou que o design uniu todas as áreas de inovação da marca. “Pela primeira vez, estamos combinando em um só veículo todas as tecnologias-chave para a mobilidade do futuro”, garantiu o executivo.

Além de 100% elétrico, o iNEXT será, de acordo com Krüger, totalmente conectado e com condução altamente automatizada.

Estratégia

O conceito está sendo desenvolvido em paralelo com o i4. Os dois modelos fazem parte do plano da marca de lançar 25 veículos entre híbridos e elétricos até 2025. Segundo a montadora, 12 deles serão movidos apenas a bateria. A marca informou ainda que, até o momento, vendeu 250 mil carros eletrificados.

 

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.