Primeira Classe

Novidades sobre companhias aéreas no Brasil

Entre as companhias aéreas que atuam no Brasil, há algumas novidades sobre Latam e Alitalia

Rafaela Borges

17 de mai, 2018 · 5 minutos de leitura.

Companhias aéreas" >
Companhias aéreas
Crédito: Alitalia agora tem dois voos diários de São Paulo a Roma (Foto: Max Rossi/Reuters)

Pessoal, quem acompanha o blog sabe que, constantemente, faço avaliações de classes executivas das companhias aéreas. A partir de hoje, ao menos uma vez por mês, vou passar a publicar também algumas novidades sobre as empresas desse setor que atuam no Brasil.

Nesta primeira edição, há novidades sobre Latam e Alitalia. As melhores notícias são a ampliação de algumas opções de voos dessa companhia.

SAIBA MAIS

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Companhias aéreas europeias: Alitalia

A Alitalia está expandindo sua oferta de voos a partir do Brasil. A partir de 7 de novembro de 2018, passarão a ser oferecidos dois voos diários de São Paulo a Roma.

Atualmente, a frequência semanal da rota feita pela Alitalia é 11 voos. Agora, passa a ser 14 voos.


A nova frequência já está disponível para reserva. O voo sai de São Paulo às 22h e chega à Roma às 12h00 do dia seguinte. A volta tem saída de Roma às 10h15 e chegada em São Paulo às 19h35 do mesmo dia.

A frequência já consolidada no mercado brasileiro continua disponível. Ela tem saída de São Paulo às 17h15 e chegada em Roma às 7h15 do dia seguinte, com a volta saindo às 22h05 de Roma e chegando em São Paulo às 7h25 do dia seguinte.

A Alitalia também faz a rota Rio de Janeiro-Roma-Rio de Janeiro.


Entre as companhias aéreas, até março, a Alitalia era a única a operar o voo entre Brasil e Roma. Naquele mês, estreou o voo da Latam, de São Paulo a Roma, operado com a aeronave Boeing 767.

O voo tem três frequências semanais. A partir de julho, deverá passar a ser diário. Do Brasil a Roma, também há voos da Latam para Milão.

Companhias aéreas sul-americanas: Latam

Entre as companhias aéreas sul-americanas, a Latam fez algumas mudanças em seu sistema operacional neste mês. Há alterações no sistema de check-in e, principalmente, no programa de pontos da companhia.


A melhor notícia é que agora os voos de parceiras da aliança One World passam a estar disponíveis para compra com pontos no site. Antes, isso só podia ser feito pela central de atendimento da Latam.

Entre as companhias que integram a aliança One World estão American Airlines, British Airways e Iberia.

Outra novidade é a atualização do aplicativo da companhia. Nele, agora é possível antecipar um voo a ser feito no mesmo dia sem necessidade de comparecer ao balcão da companhia. E sem custo. Desde que, é claro, exista disponibilidade no voo desejado.


Entre os novos destinos, a Latam deverá começar a voar, em meados deste ano, do Brasil para Lisboa.

Atualmente, a TAP faz o trecho Brasil-Lisboa (partindo de diversas capitais). A Azul também opera a rota.

 


 

 

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.